26 de novembro de 2008

Passear pelos recantos da natureza

Este ano, o encontro dos amantes dos ‘míscaros’ juntou cerca de uma centena de pessoas na freguesia de Algodres. Durante a pesquisa foram encontradas cerca de seis dezenas de espécies micológicas, expostas no final da actividade

A freguesia de Algodres foi palco, no passado dia 21 de Novembro, de mais uma edição do Passeio Micológico, cuja organização tem vindo a ser partilhada entre a Casa de Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a Junta de Freguesia de Juncais, e que este ano reuniu cerca de uma centena de participantes.
O sucesso das edições anteriores tem-se materializado numa adesão em crescendo, obrigando mesmo a organização a declinar, já este ano, inúmeros pedidos de participação.
O sol e o bom tempo permitiram desfrutar de uma forma única e pouco habitual para a época do ano, os primeiros sabores micológicos, apresentados pela manhã, e servidos em base de queijo da serra, bem como de um passeio que iniciado em agrestes quelhas de granito, se abriu depois para povoamentos de pinheiro, carvalhos e castanheiros centenários.
Não obstante, a fraca humidade que tem marcado este Outono, a colheita viria a revelar-se surpreendente, sobretudo pela diversidade das espécies encontradas, que depois de devidamente identificadas, permitiu a exposição de mais de seis dezenas de exemplares.
O almoço servido na Quinta das Courelas fez jus àquela que começa a ser a imagem de diferença desta iniciativa, destacando-se da ementa o gratinado de Agrocibe aegerita e Boletus edulis bem como a finalizar uma mousse de Lactarius deliciosus com doce de marmelo, frutos silvestres e Flamulina velutipes.
Dos painéis, apresentados no período da tarde e a cargo de Rafael Neiva do Parque Natural da Serra da Estrela e de Purificacion Lourenzo, professora na Universidade de Vigo, viria a resultar a necessidade de ser elaborado um folheto informativo que alertasse as populações locais para a necessidade de serem implementadas um conjunto de boas práticas na recolha dos cogumelos consumidos localmente, sob pena de, não o fazendo se estar a promover um declínio irreparável das espécies.

Sem comentários: