5 de novembro de 2008

Estudantes do básico e secundário manifestam-se hoje

O Dia Nacional de Luta dos estudantes do ensino básico e secundário assinala-se esta quarta-feira com manifestações por todo o País, contra o novo regime de faltas e a criação da figura do director das escolas.
Os estudantes da EB 2,3/S de Fornos de Algodres saíram esta manhã à rua para manifestar o seu descontentamento perante o actual estatuto do aluno.
Um dos motivos da insatisfação é o novo regime de faltas, «injusto» para os alunos, devido à obrigatoriedade da realização de uma prova caso se excedam o limite de ausências, independentemente do motivo, mesmo que as faltas se devam a doença ou, por exemplo, à morte de um familiar. “Os alunos que estão doentes não merecem ser tratados como aqueles que estão no café, apesar de ambos estarem a faltar às aulas”, afirma Patrícia Cabral, aluna do 12ºC. Também Sílvia Moreira partilha a mesma opinião tal como os restantes estudantes “se estivermos uma semana de cama levamos as mesmas faltas que se estivéssemos numa viagem qualquer”.
Os alunos de Fornos percorreram a Estrada Nacional nº16 desde a escola até à Câmara Municipal porque “queremos que a nossa voz seja ouvida, que chegue ao Ministério da Educação” protesta Patrícia Cabral.
Dirigem-se indirectamente à ministra da educação pedindo alterações no novo estatuto do aluno com cartazes onde se liam mensagens como "Exigimos uma educação pública, gratuita, de qualidade e democrática para todos" ou "há que protestar, já lá vai o tempo das bocas amordaçadas" ou ainda "a educação não é um negócio".

Sem comentários: