20 de agosto de 2008

“Espero que aos leitores lhes dê tanto gozo ler, como a mim me deu fazer”

Durante cerca de quatro anos, foram inúmeras as pessoas que colaboraram com João Amaral na realização de uma obra que retrata o passado histórico do concelho


“História de Fornos de Algodres – Da Memória das Pedras ao Coração dos Homens” é o mais recente livro do autor de banda desenhada João Amaral e que será lançado a 3 de Outubro no concelho. Nessa altura, o autor fará uma sessão de apresentação com os alunos das escolas locais, na qual irá explicar detalhadamente como é que se efectua uma banda desenhada em computador.
Esta obra, a exemplo de outras, insere-se num vasto projecto levado a cabo pela Região de Turismo da Serra da Estrela e pela Âncora Editora, contando para isso com o apoio das câmaras municipais. O objectivo é colocar em BD elementos Históricos sobre os concelhos que formam essa região. Nesse âmbito, têm sido vários os autores convidados a colaborar. “Isso é óptimo, pois cada um de nós transporta para a sua obra, uma visão própria, o que dá livros que, embora produzidos sob um mote comum, acabam por reflectir diferentes sensibilidades”, afirma João Amaral. Para o autor “é um tipo de trabalho que, desde o início, me levou a vários desafios criativos”, acrescenta. Esta obra alia uma vertente documentalista e didática a uma história de ficção que pretende levar os leitores a seguir com interesse a acção que se vai desenrolando ao longo das páginas. “Não sei se isso foi conseguido ou não, mas sei que eu, como leitor, gostaria de ler uma obra nesse sentido e, não, como uma mera súmula de factos que se sucedem. Tive por isso uma contínua preocupação de aliar o didatismo ao entretenimento, elaborando uma história em que eu próprio me deixasse embrenhar com entusiasmo”, comenta o autor.
Este livro representou um duplo desafio para o autor. Por um lado, descobrir um rico património arqueológico referente a algumas épocas de que gosta particularmente e que, na sua maioria, vão desde o Calcolítico até às necrópoles medievais, passando pelo império romano. Por outro, foi o de poder dar a conhecer um pouco melhor a complexidade dessa personagem riquíssima que é a de Costa Cabral, cujo legado é extremamente actual, uma vez que se trata de um homem reformista, mas também de uma personalidade que se tornou a mais odiada do século XIX.
O título, que suscita alguma curiosidade, apresenta-se em duas perspectivas. Por um lado, «Da Memória das Pedras…» tem a ver com o facto do concelho de Fornos ter o património arqueológico mais rico da Serra da Estrela e quiçá um dos mais ricos do país. Por outro, «…ao Coração dos Homens» “será uma espécie de homenagem a todos os que ao longo da História contribuíram para fazer do concelho aquilo que é hoje, pois se outros corações tivessem batido, talvez tudo tivesse sido diferente”, explica o autor.
João Amaral é também o autor da obra “História de Manteigas – No Coração da Estrela”. Pretendendo mostrar um pouco daquilo que já não é visível ou do qual restam apenas vestígios, é, segundo o autor, uma “forma de caminhar melhor no futuro, se aprendermos alguma coisa com o passado”. Por outro lado, existem pequenas histórias aparentemente insignificantes, mas que no seu todo vão elas próprias moldando a História, pois muitas vezes pequenos factos são a causa de outros maiores. “Eu sei que é difícil enquadrar num livro de 30 páginas em banda desenhada, factos e episódios de uma riqueza ímpar, mas se conseguir assim dar um pequenino contributo no sentido de despertar curiosidades, então já me sinto realizado”, conclui o autor.

2 comentários:

Amélia disse...

Como e onde poedria eu adquirir esta obra?

Amélia disse...

Onde e como poderia eu adquirir o livro?