30 de setembro de 2008

Um salto entre pintura, arqueologia, música e muito mais

Desde sábado até ontem, Fornos de Algodres viveu dias diferentes motivados pela alegria mas sobretudo pelo convívio inseridos nas comemorações do feriado municipal.
No sábado decorreu no Paços do Município um encontro de artistas de vários pontos do país que pintaram durante todo o dia pormenores característicos do concelho, sob o mote “Um Olhar sobre Fornos de Algodres”. Entre os vários amantes das artes, esteve Aires Santos de Canas de Senhorim. Profissional em Artes Plásticas e Luís Rebelo que veio da Guarda. Artista que aprendeu com a escola da vida e com a experiência do quotidiano define a pintura “como um modo de vida, um modo de estar na vida”. “Eu estive aqui há cerca de dez anos a restaurar a capela de Nossa Senhora da Graça o que hoje me levou a pintá-la”.
Não é muito supersticioso mas afirma que “talvez a santa ou alguém o tenha inspirado a pintar a capela”.
Passando da pintura à arqueologia, Carlos Valera, arqueólogo de profissão, apresentou os segredos que uma arte tão vasta possui. Segundo ele a arqueologia é “uma ciência da natureza histórica que procura conhecer o passado humano através dos vestígios materiais, tendo uma vertente de acção patrimonial forte”. Nas palavras do autor “todos têm o direito de preservar, defender e valorizar o património cultural”. A festa prolongou-se pela noite dentro com a inauguração da exposição de pintura e a actuação do Grupo de Teatro Amador da Paróquia de Fornos de Algodres.
O Domingo, Dia Mundial do Coração, foi marcado por uma caminhada pelas ruas do concelho, uma noite dedicada ao fado e ainda um "pézinho de dança" para quem esteve presente no baile organizado pelos finalistas da E.B. 2,3/S de Fornos.
Inaugurada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Fornos de
Algodres, Severino Miranda, a Casa da Cultura de Vila Soeiro do Chão custou cerca de 176 mil euros, dos quais cerca de 63 mil foram comparticipados pelo FEDER.
Ainda no mesmo local, foram entregues condecorações a quatro funcionários da Câmara Municipal local, nomeadamente Maria da Graça Paulo Silva Moreira pelos seus 25 anos de serviço, António Eduardo da Silva, Joaquim Amaral e Maria da Luz Campos Gouveia pelos 15 anos ao serviço da autarquia.
Durante a tarde, além da missa em honra de São Miguel, foi também benzida a nova viatura da corporação dos bombeiros. Um investimento em 33.500 euros, falta pagar apenas uma pequena parte, para tal “vamos contrair um pequeníssimo empréstimo mas para liquidar até ao final do ano”, afirma Álvaro Melo, presidente da direcção da AHBVFA. Apoiados pelo Grupo TAFER, Valadares, Restaurante do Sr. Aníbal, Carnes Possidónio e ainda 10 mil euros por parte da Caixa Agrícola. Mesmo a “população de Fornos foi muito solidária, sobretudo fornenses residentes em Lisboa”, afirma a mesma fonte.
Para Álvaro Melo, esta nova viatura representa para os bombeiros “uma mais valia, porque sendo um viatura de transporte múltiplo, permite-nos levar pessoas em cadeira de rodas ou sentadas comodamente”.

Sem comentários: