29 de setembro de 2016

Foi atribuído à Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres o nome da escritora portuguesa Maria Teresa Maia Gonzalez

"Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez", foi este o topónimo atribuído à Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres, hoje pelas 12h00.

Maria Teresa Maia Gonzalez esteve hoje presente na comemoração da atribuição do seu nome próprio à Biblioteca de Fornos de Algodres, terra onde cresceu e mantém uma ligação de afeto, apesar de a sua naturalidade ser Coimbra.

"Sinto-me muito honrada e feliz, ao ponto de desejar verdadeiramente que os meus pais pudessem ainda estar cá entre nós para assistirem a este evento que hoje aconteceu", afirmação de Maria Teresa para descrever o sentimento que sentia com esta homenagem.

Escritora Portuguesa mostrou-se muito feliz por voltar a terra onde mantém ligações fortes, dizendo que "Gosto sempre muito de voltar cá, não venho cá tantas vezes como desejo mas é sempre uma alegria vir aqui e ver pessoas que sei que gostam de mim desde que sou pequenina".

Maria Teresa Gonzalez de 58 anos de idade é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de língua portuguesa de 1986 a 1997, no ensino oficial e particular, escritora com vários livros editados , nomeadamente, "Gaspar & Mariana"; "A Fonte dos Segredos"; "A Guarda da Praia"; "O Incendiário Mistérios"; " Histórias com Jesus"; A Cruz Vazia" e o seu maior sucesso editorial " A Lua de Joana", em 1994.

Os seus livros são um sucesso ente os mais jovens , Maria Gonzalez diz que " O segredo para tanto sucesso é o dom que Deus me deu. A questão é por esse dom ao serviço dos outros. O sucesso é falar do real, talvez seja esse realismo que tanto escrevo ou a criação das personagens."

Foi possível saber ainda que o seu gosto pela escrita para os mais jovens tem a ver com as recordações de infância e pelo fato de ter sido professora durante muitos anos de jovens, declarando que " Os jovens não gostavam muito de ler e foi uma maneira de contribuir para que houvesse mais livros portugueses".

Candidata ao prémio literário sueco Astrid Lingren (ALMA) 2017. "Ter sido candidata ao prémio em 2016 foi uma honra, voltar a ser em 2017 deixa-me sem palavras, fiquei muito contente e vou continuar a trabalhar para merecer tudo isto" , garante Maria Gonzalez.

Neste momento está acabar um livro juvenil " O Rapaz que salvou os livros", este livro fala " De um amor que pelos livros e pelas bibliotecas e de todo um mundo que se abre na cabeça de um jovem que começa apaixonar-se pela leitura", explica a escritora Maria Tereza Gonzalez.















Sem comentários: