30 de setembro de 2016

APRESENTAÇÃO DO PROJETO EXPORTAR+


Realizou-se no passado dia 23 de Setembro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fornos de Algodres a apresentação do Projeto Exportar+ com workshops de Internacionalização a Apoio às Empresas.

O projeto Exportar+ é um projeto dinamizador pela Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) e pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Viseu, Dão, Lafões (CIMVDL), a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e com o Instituto Politécnico da Guarda e de Viseu.

Este Projeto visa estimular o surgimento de iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos recursos das regiões de Viseu Dão Lafões, Beira e Serra da Estrela, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas na região, assente na estratégia regional da especialização inteligente (RIS3).

Esta iniciativa tem várias atividades sendo a primeira identificar e dinamizar setores económicos prioritários com maior potencial de internacionalização (smart specialization), que tem como objetivo apresentar o projeto às empresas da Região; Sensibilizar as empresas para a Internacionalização e identificar empresas com potencial exportador; Criar e animar grupos de colaborações sectoriais/fileiras económicas para internacionalização.

A segunda atividade passa por identificar e caraterizar oportunidades de mercado internacionais de destino para os setores económicos prioritários com a intenção de realizar ações exploratórias com os mercados-alvo internacionais; Caracterizar novos mercados-alvo e avaliar o Grau de Penetração nesses mercados dos setores identificados.

No Pograma de apoio à internacionalização dos setores prioritários o objetivo é elaborar Guias de Ação para a Internacionalização dos Setores económicos/fileira (GAI’s), sendo esta a terceira atividade.

Conta ainda com mais duas fases a de Promoção e divulgação do Projeto, divulgando os objetivos, atividades, resultados e produtos do projeto e por fim com Gabinetes de apoio à internacionalização.






Sem comentários: