30 de maio de 2016

FUNDAÇÃO EDP DISTINGUE 35 ESCOLAS SOLIDÁRIAS ENTRE 346, A ESCOLA DE FORNOS DE ALGODRES É UMA DAS PREMIADAS

O programa Escolas Solidárias distinguiu hoje 35 escolas do país, entre as 346 que participaram na iniciativa que envolveu mais de 30 mil alunos e professores, anunciou hoje a Fundação EDP.
Da lista das 35 escolas vencedoras da sexta edição do programa Escolas Solidárias Fundação EDP, que terminou hoje, fazem parte escolas públicas e privadas do 2.º ciclo ao ensino secundário que se envolveram na resolução de questões sociais que atingem a sua comunidade.
Criado em 2010, o programa Escolas Solidárias é um movimento de cidadania ativa que foi criado para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em cada ano letivo, as escolas são desafiadas a criar projetos para melhorarem situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a pobreza e fome, desemprego, sustentabilidade económica, educação, saúde, idosos, sustentabilidade ambiental, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.
Este ano, foram desenvolvidos 532 projetos, que envolveram a participação de mais de 30 mil alunos e professores, e representaram um investimento de mais de 2,5 milhões de horas em ações com impacto direto na melhoria das condições de vida de mais de 91 mil pessoas das suas comunidades, adianta a Fundação EDP em comunicado.
Segundo a diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, este movimento nacional “tem vindo a crescer e ganhar força”, de ano para ano.
“Sentimos da parte de alunos e professores um envolvimento e uma motivação cada vez maiores para marcar a diferença e desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável”, afirma Margarida Pinto Correia.
Os vencedores deste ano foram as escolas básicas Dr. Francisco Sanches (Braga), Vale do Tamel (Barcelos), João de Meira, Guimarães, Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), José Saraiva (Leiria), S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso), D. Afonso IV (Ourém), as escolas básica de Rio Tinto (Gondomar), de Manteigas, Santa Bárbara (Gondomar), Fornos de Algodres, Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), Virgínia Moura (Guimarães) e a escola básica de Ermesinde
Foram também distinguidas as escolas secundárias D. João II (Setúbal), Professor Doutor Flávio Pinto Resende (Cinfães), João Gonçalves Zarco, (Matosinhos), as escolas profissionais Profitecla (Coimbra), Raul Dória (Porto), Amar Terra Verde (Vila Verde), a Academia de Música de Costa Cabral (Porto), as escolas de Carvalhos (Vila Nova de Gaia) e Abel Salazar (Matosinhos).
Os colégios de Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia), Santa Doroteia, os externatos da Benedita, S. Miguel de Refojos, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as escolas básicas de Abação (Guimarães), Miguel Torga (Amadora), o Centro Educativo Alice Nabeiro, a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro, a Didáxis – escola cooperativa e a escola D. Pedro IV (Vila do Conde) foram outros vencedores do programa.
As escolas vencedoras foram divulgadas hoje, numa cerimónia no Teatro Camões, em Lisboa, que reuniu mais de 800 alunos e professores de todo país.

Sem comentários: