25 de maio de 2016

COMBATE À VESPA DA GALHA DO CASTANHEIRO EM FORNOS DE ALGODRES

No âmbito do cumprimento do designado Protocolo Biovespa, que pretende implementar ações de luta Contra a Vespa da Galha do Castanheiro, teve lugar no dia 18 de Maio, uma ação de sensibilização conjunta entre técnicos da DRAPC, da Associação Portuguesa da Castanha e representantes do Município. Esta ação, permitiu aos agricultores presentes clarificar aspetos referentes a esta praga, nomeadamente, perceber a gravidade das suas consequências e as alternativas de luta existentes.
A ação de formação, inseriu-se no âmbito da primeira intervenção de combate à praga, levada a cabo no concelho de Fornos de Algodres. Sendo a luta biológica, aquela que atualmente se assume como a mais eficaz, esta consistiu na libertação, nos locais infetados, de incestos que vão atacar a vespa da galha dos castanheiros quando estes ainda se encontram no interior das galhas.
Neste primeiro ano, a autarquia assumiu já os encargos com o programa de combate, custeando nesta fase 5 largadas de insetos. Contudo, os serviços técnicos da autarquia detetaram já novos focos da praga no concelho, prevendo-se um reforço de verba para o ataque no próximo ano.


Sem comentários: