23 de julho de 2011

Promoção da candidatura do Queijo Serra da Estrela ao concurso "7 Maravilhas da Gastronomia"


A Confraria do Queijo Serra da Estrela dinamizou no dia 14 de julho mais uma ação de promoção da candidatura do Queijo Serra da Estrela ao concurso "7 Maravilhas da Gastronomia".
A iniciativa seviu para apresentar a imagem comum que oito dos municípios que apoiam a candidatura irão utilizar no apelo ao voto - Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Gaurda, Oliveira do Hospital, Seia e Tábua. Foram ainda anunciados os padrinhos do Queijo Serra da Estrela no concurso. A candidatura é apradrinhada por dois beirões, o campeão olímpico da Maratona Carlos Lopes e a conhecida taróloga Maya.
Na presença de diversos autarcas (os presidentes de Câmara de Celorico da Beira, José Francisco Monteiro; Guarda, Joaquim Valente; Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino; e Tábua, Ivo Portela; e a vice-presidente de Câmara de Fornos de Algodres, Isabel Santos) o Grão-Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela relembrou as ligações ancestrais que os pastores tinham com as antigas Casas do Concelho e defendeu que as confrarias são a resposta do nosso século aos desafios impostos aos produtos tradicionais pela globalização e massificação.
Já Pedro Couceiro estabeleceu a ponte que o Queijo da Serra da Estrela faz entre as raízes e o futuro, relembrando as referências que lhe são feitas na literatura desde a presença romana na Península Iberica e elogiando a sua sintonia com as grandes correntes do século XXI - é difícil encontrar um produto com uma raíz mais ecológica, já que é produzido à base de ingredientes tão naturais como o leite, o sal e o cardo. "Este delicioso manjar é o melhor queijo do mundo", defendeu.
Lembrou ainda as potencialidades da candidatura para a promoção de toda a cultura serrana e de todos os produtos proveninetes da ovelha bordaleira -o Borrego Serra da Estrela, o requeijão, a manteiga e a própria lã.
José Francisco Monteiro, anfitrião da iniciativa, manifestou o empenho dos municípios neste processo e fez votos de que tenha um final feliz. O presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira destacou ainda o trabalho dos pastores e queijeiras, no fundo os que permitem a existência de um produto com a excelência do Queijo Serra da Estrela.

Sem comentários: