23 de julho de 2011

Festa de Encerramento do Programa Fornos Vida


“Uma cidade amiga do idoso deve estimular o envelhecimento activo ao optimizar oportunidades para a saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem”. - Organização Mundial de Saúde –

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres promoveu a festa de encerramento da temporada 2010/2011 do programa Fornos Vida, na passada Sexta-feira, 15 de Julho.
Uma jornada cultural e recreativa que pretendeu proporcionar o convívio entre a população Sénior Fornense inscrita no programa Fornos Vida.
Esta Jornada iniciou-se com um convívio junto ao Jardim da Câmara Municipal, seguindo-se uma Mega Aula de Ginástica Sénior no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3/S de Fornos de Algodres. Finalizada a parte da manhã, os alunos deslocaram-se para o parque de merendas da Serra da Esgalhada para aí desfrutarem de um almoço (pic-nic) entre todos os grupos do projecto. Durante a tarde  decorreu um torneio de Boccia e o tradicional “bailarico”. Onde não faltou boa disposição e muita alegria.


O Projecto Fornos Vida tem um papel fundamental na actividade física orientada regular, para seniores, vocacionada para a promoção da saúde e bem-estar. A autarquia está satisfeita com o elevado número de seniores que tem participado neste programa, superando as próprias expectativas, frequentando neste momento mais de 300 alunos em 16 freguesias (totalidade das freguesias do Município de Fornos de Algodres).
O programa Fornos Vida tem por objectivo aumentar a interacção social, diminuir o isolamento, aumentar os níveis de independência e autonomia, ocupar os tempos livres e promover o bem-estar, no que toca à perspectiva social.
Uma melhor saúde para os seniores é outra das metas, sobretudo: aumentar a aptidão cardiovascular, os níveis de força e resistência musculares, manter e ou atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio, diminuir os factores de risco ao desuso e ao envelhecimento.



Sem comentários: