26 de julho de 2011

Portagens podem afectar a competitividade turística da região

O Turismo da Serra da Estrela (TSE) divulgou uma carta do presidente da entidade, Jorge Patrão, enviada ao primeiro-ministro, em que alerta para o facto de possíveis portagens colocarem em risco 111,5 milhões de euros de investimentos em curso no setor, na região.
Jorge Patrão acredita que o território “que dista cerca de 300 quilómetros de Lisboa e mais de 200 do Porto, que equacionou investimentos sem o peso de custos das portagens e cuja alternativa praticamente não existe, pode ver afetada a competitividade entretanto ganha”.
Apela por isso para que “sejam bem equacionadas as consequências da colocação de portagens na A23 (Beira Interior) e na A25 (Beiras Litoral e Alta).
Aquele responsável diz estar “ciente da grave situação financeira nacional”, mas diz também que “a tarefa enorme que o Governo tem pela frente não deve apagar as políticas de valorização do território que implicam por vezes essa discriminação positiva”.
O mesmo lembra ao primeiro-ministro que, "um dos principais factores de melhoria do atractivo turístico" da Serra da Estrela "foi a criação de novos acessos rodoviários às grandes áreas demograficas do Litoral; A23 para a de Lisboa e a A25 para a do Porto". "A Serra da Estrela, localizada no Interior profundo do País, historicamente pouco acessível a esses pólos de potenciais consumidores (mais de 80% das dormidas são nacionais) assistiu também por isso à concretização de investimentos que há muito tardavam; novas e diversificadas unidades hoteleiras, uma centena de unidades de Turismo em Espaço Rural, equipamentos museológicos ligados à cultura e à natureza, novos centros de animação", explica.
A cobrança nas autoestradas A23 e A25, assim como A22 (Algarve) e A24 (Interior Norte), chegou a estar prevista para 15 de abril.
No entanto, o anterior Governo suspendeu a medida por considerar, com base num parecer jurídico, que seria inconstitucional um executivo de gestão aprovar um decreto-lei para introduzir novas portagens, respetivo regime de isenções e descontos.
Fonte ligada às negociações da cobrança no interior do país disse no início do mês à Agência Lusa que as portagens “deverão avançar em setembro”, sendo aguardada, entretanto, “a publicação em Diário da República dos preços a praticar”.

Sem comentários: