29 de setembro de 2010

Jogo de Apresentação


No próximo Sábado, dia 2 de Outubro, irá realizar-se o jogo de apresentação do Club Football Lusitânia de Fornos de Algodres com o Sporting Clube da Covilhã no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres que terá início às 20h15min.

Intercâmbio com Angola

No âmbito do acordo de cooperação com o Município de Baía-Farta da província de Benguela em Angola, decorreu no Município de Fornos de Algodres um estágio curricular de 15 a 27 de Setembro de 2010 para dois técnicos de Baía-Farta na área do Urbanismo/ Registo de Cadastro e Apoio à Administração/Protocolo.


Este estágio, enquadrado nas privilegiadas relações de amizade e cooperação existente entre os dois Municípios e Países, contribuiu para o estreitamento do intercâmbio cultural, técnico e humano, que sustentam o sublime relacionamento entre os Povos.

Assim, além do trabalho realizado com os técnicos, tiveram oportunidade de realizar visitas aos diversos equipamentos da autarquia, obras em curso e participar em actividades culturais - Jornadas Europeias do Património, Rota da Formiga que decorreu em Maceira no passado dia 24 de Setembro.

De realçar que já foi enviado para o Município de Baía-Farta um contentor contendo material para equipar um posto médico, material recolhido pela Sub-Região de Saúde da Guarda e Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
 

Passeio de BTT - Rota do Património


O Courelas Club de Campo informa que no dia 31 de Outubro irá realizar um passeio de BTT - Rota do património "à moda antiga", em Fornos de Algodres pelas 9h00min. Este evento conta com o apoio do Instituto Português da Juventude.

18 de setembro de 2010

Feriados em Fornos de Algodres

No dia 29 de Setembro celebra-se o Feriado Municipal (dia de São Arcanjo) em Fornos de Algodres.

No dia 5 de Outubro comemora-se o Feriado do Centenário da República.

Segue-se o cartaz com o programa de cada comemoração:

17 de setembro de 2010

Dia Internacional do Idoso

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres vai comemorar no próximo dia 1 de Outubro o dia Internacional do Idoso, em comemoração simultânia com o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social e o Dia Mundial da Música.

Torneio de Futebol

Nos dias 25 e 26 de Setembro vai realizar-se em Fornos de Algodres, um Torneio, que tem como objectivo promover o futebol.
As equipas participantes serão Guarda Unida, Figueiró da granja, Penaverdense e Juniores da ADFA.

7 de setembro de 2010

Caminhando e Pedalando

A Casa do Benfica de Fornos de Algodres vai organizar a terceira edição de Caminhadas pela Natureza e a segunda edição do Passeio BTT, já neste sábado, 12 de Setembro, cujo objectivo é dar a conhecer os sítios maravilhosos naturais que existem no concelho de Fornos de Algodres, assim têm sido escolhidos traçados a rigor para que todos os participantes possam ficar a conhecer estas maravilhas, na parte pedestre desta vez a zona escolhida, é a parte sul da vila, onde a saída é por volta das 8.30h da manhã e com destino ao Linheiro, Cuvas (reforço matinal), seguindo em direcção à Estação da CP e a subida da mata do seminário, bairro das capelas e términos na Casa do Benfica, num total de cerca de 7km, na parte do BTT, serão assim cerca de 20km, com o percurso a rolar em grande parte por terra batida, para melhor adaptação dos ciclistas. Em ambas as situações, a boa disposição vai ser a palavra de ordem.
Nestas actividades, as inscrições são abertas a pessoas de todas as idades e de todas as cores clubísticas, sem excepção.
Todos os que participantes, apenas pagarão a jóia de inscrição de cinco passos ou pedaladas, recebem uma T-Shirt e têm direito ao almoço-convívio.
São actividades que ajudam as pessoas a cuidar da saúde, uma vez que andar e pedalar como todos sabem, contribui para uma saúde forte.

6 de setembro de 2010

MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS PARA TODAS AS CRIANÇAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

"Reconhecendo a importância do sector educativo no desenvolvimento do Município e a necessidade de assegurar melhores condições de vida às famílias que aqui residem, a Câmara Municipal de Fornos de Algodres promoveu um conjunto de medidas sociais que, no corrente ano lectivo, vão abranger, não só aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico mas também os outros ciclos.

- oferta gratuita de manuais escolares a todos os alunos inscritos nas escolas da rede pública do 1º Ciclo do Ensino Básico deste Município

- isenção do pagamento de refeições, os alunos inseridos em famílias com dois ou mais filhos a frequentar os estabelecimentos de ensino do 1º CEB, pagando apenas 1 filho.

- isenção do pagamento de transportes escolares, as famílias que possuem mais do que um filho a usufruir do mesmo, pagando apenas pelo primeiro, ficando os restantes, abrangidos pela isenção."

5 de setembro de 2010

III Torneio de Volei de Praia


Na tarde de sábado, decorreu na Quinta das Courelas no Campo de Volei, o III Torneio de Volei de Praia organizado pelo Courelas Sports Club de Campo. Neste Torneio defrontaram-se quatro equipas, os “Papa Taças” (Carlos Almeida e João Neves), “FB” (Fábio Lopes e Bruno Matos), “Bate N’Avó” (Bruno Costa e Rui Lopes) e os “Já Está” (António Oliveira e Luís Menano). A classificação final deu aos “Papa Taças” a vitória seguindo-se dos “FB” em terceiro lugar os “Bate N’Avó” e em último lugar os “Já Está”.
Após o Torneio as equipas puderam relaxar enquanto jantavam no restaurante Quinta das Courelas.

Fechou a escola de Queiriz

O Ministério da Educação (ME) divulgou, na semana passada, a lista das escolas de ensino básico do 1º ciclo a encerrar no próximo ano lectivo em todo o país, por terem menos de 21 alunos. A informação, disponível nos “sites” oficiais das Direcções Regionais, indica que são 701 as que fecham, das quais 32 no distrito da Guarda. A Cova da Beira só perde uma, no Fundão. Apesar do descontentamento manifestado pelos autarcas há cerca de dois meses, quando o processo começou a ser discutido, as Câmaras da região estão a aceitar a listagem sem qualquer contestação. Houve consenso entre as partes. Naquela altura, estariam em causa 54 estabelecimentos de ensino. Ou seja, encerram menos 22. O concelho do distrito mais afectado é o de Gouveia, que perde sete, seguindo-se o da Guarda, onde fecham cinco, e Mêda, com quatro. Aparecem depois Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, cada um com três na “lista negra”. No caso de Seia, são também três, ainda que o ME aponte para quatro. Isto porque uma das que consta na listagem já não funcionou no ano passado, a do Crestelo. Almeida e Sabugal ficam com menos duas, enquanto que Aguiar da Beira e Fornos de Algodres perderam uma, no caso de Fornos foi a aldeia de Queiriz.