13 de dezembro de 2008

60 Anos de sacrifícios e de tristezas, mas também de alegrias e emoções fortes

Festejou-se no passado dia 7 de Dezembro, os 60 Anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, criada a 03 de Dezembro de 1948 por uns ‘bravos fornenses’.
As comemorações começaram às 09H00 com o hastear das bandeiras, romagem ao cemitério onde junto do talhão dos Bombeiros Voluntários foi prestada homenagem aos bombeiros já falecidos. Seguiu-se a recepção às entidades convidadas, nomeadamente, o Chefe de Gabinete da Senhora Governadora Civil, o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, José Miranda, o Comandante Gomes da Costa, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o 2º Comandante Comandante Distrital, Seara Pires, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, Gil Barreiros, o representante do INEM, Pedro Lopes, assim como a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Paraíso.
Após a cerimónia de condecorações e promoções, foi inaugurada a Galeria dos Antigos Comandantes deste Corpo de Bombeiros, que tinha como particularidade a presença do seu primeiro comandante, João Vaz, que, com os seus 87 anos deu provas de uma jovialidade que muito admirou. Depois da missa na igreja paroquial de Fornos de Algodres e da sessão solene no novo Centro Cultural do município, local onde foram condecorados alguns antigos e actuais directores assim como, o Comandante José António Costa Pereira, o 2º Comandante Armando Costa e o adjunto de Comando do Quadro de Honra, José António Rebelo Ventura. Durante a sessão, intervieram vários convidados que prestaram homenagem aos Soldados da Paz desta Associação Humanitária.
Depois do almoço servido pelo Corpo Activo, seguiu-se a actuação da Banda Filarmónica da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, que presenteou o público com um concerto que a todos vai ficar na memória.“Foram 60 Anos a servir as populações e principalmente a comunidade do Município de Fornos de Algodres. Foram 60 Anos de sacrifícios, de tristezas, mas também de alegrias e de sentimentos muito fortes do dever cumprido para com o próximo. Localmente, no distrito e em Portugal, sem dúvida que se pode contar com os Bombeiros de Fornos de Algodres e com os Bombeiros de Portugal”, lê-se na nota de imprensa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns à AHBVFA!

Al Cardoso disse...

Votos de umas Felizes Festas!

Um abraco dalgodrense.