19 de outubro de 2016

REMOÇÃO DE PLANTAS INVASORAS NO LEITO DO AÇUDE DA RIBEIRA DA MUXAGATA

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres iniciou na semana passada, os trabalhos de remoção de plantas invasoras no leito do açude da Ribeira da Muxagata, com o objetivo de valorizar os recursos ambientais existentes no seu território. Além das ações de extração das plantas invasoras, autorizada pela Administração da Região Hidrográfica do Centro, pretende-se através da retirada de lamas, aumentar a capacidade de armazenamento desta pequena albufeira. 

Morrão dos fogueteiros como são vulgarmente conhecidas, são uma espécie ripícola com grande capacidade de propagação. Ao longo destes dois últimos anos, registou-se um avanço significativo da sua ocupação, fato a que não é alheio o regime de precipitações elevado a que temos assistido, a edilidade decidiu aproveitar as condições climatéricas deste início de Outono para dar início aos trabalhos que se prevê estejam concluídos dentro de duas semanas.

Seguindo as orientações resultantes da monitorização efetuada pelos serviços técnicos, pretendeu-se que a realização dos trabalhos não colidisse com a prioridade de manutenção de caudais mínimos de verão, não colidisse a execução do trabalhos ser mais fácil naquela altura.

Todo o material extraído encontra-se a ser depositado em zona que cumpre os preceitos exigidos conducentes ao impedimento da proliferação das plantas invasoras.


Sem comentários: