21 de outubro de 2016

MARIA TERESA MAIA GONZALEZ FOI NOMEADA PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO PARA O PRÉMIO LITERÁRIO SUECO ASTRID LINDGREN (ALMA)

A escritora portuguesa Maria Teresa Maia Gonzalez é candidata ao prémio literário sueco Astrid Lindgren (ALMA) 2017, que distingue a literatura e ilustração para a infância e promotores de leitura.


A lista de nomeados foi divulgada pela organização ontem, dia 20 de outubro, na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha),e dela faz parte a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, nomeada pela segunda vez consecutiva.


“Ter sido candidata ao prémio em 2016 foi uma honra, voltar a ser em 2017 deixa-me sem palavras, fiquei muito contente e vou continuar a trabalhar para merecer todo isto”, afirma Maria Teresa Gonzalez.


Maria Teresa Maia Gonzalez, nascida em Coimbra, em 1958, dedica-se à literatura para a infância desde finais dos anos 1980. "A lua de Joana", "Profissão: Adolescente" e a coleção "O Clube das Chaves", em parceria com Maria do Rosário Pedreira, são algumas das obras da autora.

O Prémio Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), criado em 2002 pelo governo da Suécia em honra da escritora Astrid Lindgren, tem um valor monetário de 570 mil euros e pretende reconhecer o trabalho de um autor, ilustrador ou organização na promoção da leitura e do livro infanto-juvenil.

O vencedor do prémio Astrid Lindgren Memorial Award será conhecido em abril, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.

Recentemente foi atribuído o topónimo "Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez”, à Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres.


Sem comentários: