24 de março de 2017

ALGODRES E MACEIRA NA CORRIDA ÀS “7 MARAVILHAS” DE PORTUGAL

As freguesias de Maceira e Algodres, pertencentes ao concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda, entram na corrida às “7 Maravilhas” das Aldeias Portuguesas. Ambas carregadas de história, tradição e deslumbrantes paisagens.
Maceira é uma aldeia que confronta com as Freguesias de Cortiçô, Vila chã, Mata, Sobral Pichorro, Queiriz, Matança e Penaverde. A povoação situa-se na encosta com vista para a Serra da Estrela. Avistando-se Celorico da Beira, Guarda, Seia e algumas terras do concelho de Trancoso.
Em contextualização histórica, conta-se que em tempos a esta aldeia veio parar uma caravana de gente nómada, vinda dos lados do Norte, que acampou no sítio onde chamam os Lenteiros da Eira. Aí se fixaram construindo tendas e cabanas de abrigo. Dedicavam-se à vida pastoril tentando a exploração agrícola do fértil vale.
Durante o dia apenas os homens válidos e as mulheres saíam para a pastoreação do gado e trabalhos do campo, deixando as suas crianças nas cabanas, aconteceu que estes, ao regressarem à noite, às suas habitações, encontraram os seus filhos “chupados” de formigas e outros insetos que por ali abundavam.
Aterrados com o sucedido, recorreram às suas divindades que lhes aconselharam que se dirigissem para a nascente, pois encontrariam não muito longe um lugar mais agradável e saudável onde se fixassem. Caminhando para a nascente logo encontraram um lindo campo de macieiras, onde se viriam a estabelecer definitivamente, formando esta povoação a que se chamaram campo das macieiras, dando origem ao nome de Maceira.
No que respeita a aldeia de Algodres, situa-se numa região de descoberta e encanto, assente no cume da serra do seu nome. Aldeia com recantos sem fim e de beleza surpreende que convidam à descoberta.
No que concerne à historicidade desta aldeia pouco se sabe, não se podendo afirmar se Algodres foi em tempos detentora de um castelo, existindo a tese que de facto esse castelo existiu e que com a pedra das suas ruínas foi construída a Igreja da Misericórdia.
Por outro lado, se o não teve, a verdade é que também não precisava, pois, de facto, era já, de si mesma, uma fortaleza difícil de ultrajar, pois a elevação do terreno em que assentava por si só já lhe servia de castelo, de atalaia o próprio monte e de muralha a sua inultrapassável Barroca.
<>



1 comentário:

Al Cardoso disse...

Quanto a historia, Algodres tem muita, embora desconhecida de muita gente.
Encontra-se documentada desde 1169 (Foral de Linhares, termo: ("e com Algodres pelo rio Mondego"). Embora as inquirições de 1258, refiram que teve "Carta de Povoação" (foral) por S.MENENDI, (Soeiro Mendes, que está documentado na corte de D. Afonso VI de Leão, até aos finais dos anos 1000) portanto anterior à nossa nacionalidade.
E ai por diante!