26 de janeiro de 2013

Recolha de sangue permitiu aumentar em 550 o número de dadores de medula óssea



O Registo Português de Dadores de Medula Óssea ganhou 550 novos potenciais dadores na semana passada com as recolhas de sangue realizadas na Guarda e em Fornos de Algodres. As iniciativas foram realizadas para tentar encontrar dadores compatíveis com duas doentes que necessitam de transplante.


Na Guarda, a recolha decorreu nas instalações do Instituto Politécnico, onde estuda Rui Badana que se propôs realizar a campanha com o intuito de conseguir encontrar um dador compatível com a sua mãe. Responderam ao apelo, estudantes, professores, funcionários e pessoas da comunicade em geral. Houve casos de trabalhadores de empresas sediadas nos arredores da Guarda que se organizaram em grupos e se delocaramao IPG para se registarem como dadores, mesmo sem conhecer a doente. O apoio do Instituto Politécnico possibilitou também a vinda de 50 pessoas de Seia. 


Na deslocação à Guarda, a equipa do IPST aproveitou também para recolher dádivas de sangue. os voluntários podiam registar-se como dadores de medula e também doar sangue. Nos dias de recolha no IPG foram registados 450 novos potenciais dadores e recolhidas cerca de 350 dádivas de sangue.
A recolha no domingo em Fornos de Algodres decorreu nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais. Registou-se mais uma centena de dadores e foram recolhidas cerca de 70 dádivas de sangue. A recolha foi organizada a pedido da filha de uma doente que também necessita de um transplante de medula. 

Sem comentários: