5 de agosto de 2011

Juncais viveu a Festa do Festival do Peixinho do Rio e Feira de Santiago


A Freguesia de Juncais viveu momentos diferente e plenos de animação, alegria e colorido no Festival do Peixinho do Rio e Feira de Santiago organizadas em 31 de Julho pela Junta de Freguesia Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Juncais em colaboração com Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
O Largo do terreiro encheu-se de aromas, música e muitos forasteiros que demandaram as Terras de Algodres numa iniciativa que ano após ano se vem afirmando no panorama de realizações sociais, culturais, recreativas e, mesmo económicas desta região banhada pelo rio Mondego.
O programa, diversificado, sugeria aos visitantes e aos locais um conjunto de ofertas que se iniciaram logo pela manhã com a Feira tradicional, no Campo de Futebol.
Engalanadas, as casas emprestaram mais beleza à urbe no concurso "VARANDAS FLORIDAS" que mobilizou o empenho e a imaginação dos habitantes de Juncais num autêntico “ Hino à Natureza”.
O Festival do Peixinho de Rio aconteceu a partir das 13:00 quando, no Largo do Terreiro, começaram a ser servidos os “Peixinhos de Escabeche” e outras iguarias num ambiente decorado a preceito com motivos marinhos, “simulações” do mar e seus movimentos e o rio – O Mondego.
Momentos especiais foram vivenciados e participados no Festival Internacional de Musica Popular, numa interacção entre os conjuntos e agrupamentos participantes, população e visitantes do certame.
Estiveram presentes os grupos “Troboada do Baixo Minho“e o “ADELENTE” da Galiza (Espanha), TRASGA de Miranda do Douro,
O “Peixinho do Rio Mondego”, de que a freguesia é sobranceira, constitui um atractivo que certamente vai trazer às Terras de Fornos gente apreciadora da gastronomia confeccionada segundo receitas tradicionais a partir dos peixinhos.
O evento inclui Paralelamente decorreu uma exposição de artesanato relacionado com actividades tradicionais olaria, cestaria, latoaria, colheres de pau e tanoaria.
E porque foi Feira de Santiago, a animação juntou-se á degustação das famosa "Marrã" e as fêveras grelhadas.
Mas foi o “Peixinho do Rio” a grande atracção das festividades, um autêntico pretexto para as muitas pessoas visitarem Juncais – a antiga Jumcaes de Santiago.
A ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela), programa Proder, Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e Programa Leader apoiaram a iniciativa.
O Presidente do Município de Fornos de Algodres, José Miranda, comentou no final que os objectivos pretendidos através deste Festival foram “ mais uma vez reforçados” e disse estar “ ciente de que este certame contribuiu para a divulgação do concelho de Fornos de Algodres, estimular o turismo de Natureza e cultural, potenciar e aproveitar os recursos naturais que existem nos territórios do interior, neste caso do concelho de Fornos de Algodres”.
“Somos uma terra com recursos que é necessário aproveitar e desenvolver, somos um concelho com vontade de crescer no desenvolvimento sustentado em todas as suas vertentes, temos gente capaz, inovadora, empreendedora e que tem mostrado ter capacidade, somos as Terras de Algodres da História, do Património, da Cultura mas também da vontade determinada de crescer e ir mais além”, afirmou José Miranda.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

onnao com ajuda dele o precidente o melhor o coveiro do concelho de fornos que enterrou o concelho em dividas e nao desenvolveu nada so pregunto onde estao os milhoes.......