22 de abril de 2010

IC's em consulta

O Estudo do Impacte Ambiental dos Itinerários Complementares, IC6 (Oliveira do Hospital/Covilhã), IC7 (Oliveira do Hospital/Fornos de Algodres) e IC37 (Seia/Viseu), que constituem a concessão rodoviária da Serra da Estrela estará em consulta pública desde 21 de Abril a 9 de Junho.
Após alguma pressão por parte de alguns presidentes de Câmara, o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações assegurou que os estudos de impacte ambiental iriam prosseguir. Para já, o ministro visitará a região para fazer um ponto de situação e conhecer a realidade rodoviária, posteriormente o governo decidirá se se fazem todos os IC’s previstos ou apenas alguns.

19 de abril de 2010

V Jornadas de Etnobotânica - II Fim-de-semana da Urtiga

Realizou-se este fim-de-semana em Fornos de Algodres a V Jornadas de Etnobotânica. Este evento foi organizado pela Confraria da Urtiga apoiado pela Câmara Municipal de Fornos de Algodres. Foram três dias que permitiram aos participantes conhecer e valorizar o património rural e as paisagens culturais da região. As actividades iniciaram-se no auditório da APSCDFA com Exposições, workshop´s, teatro, oficina da leitura. Decorreu também a I mostra “ A Cestaria em Portugal” e Retrato de "Quem fez um cento já não faz um cesto (o último cesteiro de Fornos de Algodres). No Sábado decorreu a Noite de Poesia e Música com: "Entre nós e as Palavras... "por Graça Magalhães, Paulo Pires, M. José Afonso e Célia Ribeiro, a animação musical foi feita pelos "Clave de Sol" – Grupo de Concertinas de Penaverde. No último dia realizou-se o Desfile das Confrarias pelas ruas da Vila ao compasso da "Batuta D'Alegria" e a II Cerimónia de Entronização da Confraria da Urtiga e Benção dos Estandartes.

Manteigas campeão absoluto da IIª Divisão Distrital da Guarda
















Disputou-se em Fornos de Algodres a final do Campeonato Distrital da II Divisão da Guarda. Foram intervenientes neste desafio a A.D.Manteigas e o Vila Franca das Naves onde saiu vencedor neste encontro a A.D.Manteigas que após estar a perder por 1-0 virou o resultado a seu favor para 3-2.
No final do encontro estiveram presentes na entrega dos prémios o Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, o Presidente da Câmara de Manteigas e o Presidente da A.F.Guarda e restante direcção.

16 de abril de 2010

Primeiro dia da V Jornadas de Etnobotânica

A V Jornadas de Etnobotânica, comemorações do DIA INTERNACIONAL dos Monumentos e SÍTIOS "Património Rural/Paisagens Culturais"/IGESPAR, teve início hoje em Fornos de Algodres. Durante todo dia crianças do Jardim-de-Infância e do Ensino Básico do concelho reuniram-se no Centro cultural da APSCDFA onde participaram em actividades relacionadas com a primavera, o conto “uma aventura na primavera” e foram expostos trabalhos feitos pelas crianças com vegetais, “Arte Verde” realizou-se também um WorkShop "Florarte", mostra de livros, leitura e dramatização de histórias com tonalidades verdes, dinamizada pela biblioteca Municipal Oficina da Leitura "+ Verde Esperança", e "Curtas e Verdes", exibição de curtas-metragens de animação, sob a temática do ambiente, seguidas de debate e reflexão.
Foram cerca de 200 crianças que tiveram presente e que desfrutaram de um dia diferente cheias de sorrisos.

13 de abril de 2010

INATEL oferece instrumentos musicais ao Centro Cultural Desportivo dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres

Mais de 30 colectividades dos distritos da Guarda receberam, no domingo, dia 11, instrumentos novos e equipamento de som oferecidos pela Fundação INATEL. A cerimónia relativa aos Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região Centro decorreu no grande auditório do TMG.

No total foram contemplados cerca de 200 grupos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu com 400 instrumentos ou equipamentos, no âmbito dos Planos de Apoio à Música Amadora, Etnografia e Teatro Amador. No caso da Guarda, foram seleccionados os grupos de teatro “Os Guardiões da Lua”, do Centro Convívio Cultural Desportivo de Quarta-Feira (Sabugal); os ranchos Folclóricos de Vinhó, “Os Pastores de São Romão”, de Gouveia, de Seia e da Coriscada, bem como o Grupo de concertinas do Clube Desportivo Estrelas de Pinhel e a Associação Popular de S. Martinho. No âmbito da música amadora, o Inatel vai apoiar a Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, a Sociedade Instrução e Recreio de Paços da Serra, o Centro Cultural Desportivo dos Bombeiros Voluntários Fornos de Algodres e o Centro Cultural de Famalicão. A Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, a Sociedade Musical Gouveense “Pedro Botto Machado”, a Associação Juvenil “Os Bazófias” (Vale de Azares – Celorico da Beira), a Banda Boa União - Música Velha (Manteigas), a Filarmónica 1º de Janeiro de Carragosela, a Filarmónica Gratidão Riotortense, os Serviços Sociais Culturais Câmara Pinhel e a Associação da Orquestra Ligeira de Gouveia foram outras colectividades contempladas.

O evento foi organizado pela delegação da Fundação INATEL na região Centro, sediada na Guarda, através da sua agência local.

12 de abril de 2010

Enfermeiros do Centro de Saúde de Fornos de Algodres foram os únicos que não aderiram à greve.

Os três dias de greve dos enfermeiros, cumpridos de segunda a quinta-feira de manhã, tiveram uma adesão de 72 por cento no distrito da Guarda. De acordo com os dados fornecidos pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, dos 455 enfermeiros escalados nos diversos serviços de saúde do distrito da Guarda, 386 aderiram à greve como forma de protesto contra actual política do ministério da Saúde. 
O Centro de Saúde de Fornos de Algodres foi o único do distrito da Guarda onde os profissionais de enfermagem não aderiram à greve. Dos 11 enfermeiros escalados para três dias em que decorreu a greve todos compareceram ao serviço. Registaram-se ainda taxas de adesão abaixo dos 50% nos centros de saúde de Celorico da Beira, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia e Seia.

9 de abril de 2010

A. F. Guarda candidata-se ao Europeu 2012

A Associação de Futebol da Guarda, em conjunto com a sua congénere de Viseu, está a preparar uma candidatura conjunta à organização da fase final do Europeu de Futebol de 2012 em Sub-19. Está quase certa a vinda do Europeu para Portugal, faltando apenas encontrar o destino dentro de “portas”. Quanto aos campos, são apontados, para jogos e/ou treinos, os estádios da Guarda, Gouveia, Seia e Fornos de Algodres, no caso do distrito da Guarda, e de Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo, no caso do distrito viseense.
A candidatura deverá ser formalizada até Julho de 2010.

8 de abril de 2010

2a Divisão Distrital

Vai realizar-se em Fornos de Algodres a final da 2a Divisão Distrital no dia 17 de Abril 2010

7 de abril de 2010

Selecção Nacional acerta detalhes do Treino na Guarda

Uma delegação da FPF esteve na passada segunda-feira reunida com representantes das câmaras municipais da Covilhã e da Guarda e das associações distritais de Castelo Branco e da Guarda, para acertar detalhes relacionados com o estágio que a Selecção Nacional irá fazer a partir de 13 de Maio. O director de futebol Carlos Godinho e o assessor de imprensa Onofre Costa acertaram com Vítor Santos em representação da autarquia e Amadeu Poço, Artur Batista e Paulo Menano em representação da A.F. da Guarda, os detalhes relacionados com as condições do treino a realizar na Guarda no dia 26 de Maio pelas 17 horas.

6 de abril de 2010

Selecção na Guarda

A Selecção Nacional de futebol vai treinar no Estádio Municipal da Guarda, no dia 26 de Maio às 17 horas.
A garantia foi dada pelo presidente da Associação de Futebol da Guarda (AFG), Amadeu Poço.
Os comandados de Carlos Queiroz vão estagiar na Covilhã, antes da partida para o Mundial da Africa do Sul.
Uma das exigências da equipa técnica da Selecção Nacional está relacionada com o estado dos relvados de treino, mas o presidente da AFG assegurou que «o relvado do Estádio Municipal está a ser tratado e oferece boas condições para o treino da selecção».

1 de abril de 2010

Grandes eventos para o futebol da Beira Alta

O futebol é uma modalidade desportiva que movimenta corações, paixões e ódios e com uma forte componente económica tem que ser vista e analisada numa perspectiva global.
No contexto de programar iniciativas para o futuro do futebol na Beira Alta, as Associações de Futebol da Guarda e Viseu iniciaram uma série de reuniões, a fim de organizarem várias actividades em conjunto.
Nessa perspectiva, no passado dia 31, reuniram em Fornos de Algodres, as direcções das Associações em causa e os respectivos presidentes do Conselho de Arbitragem, para assim darem o pontapé de saída em projectos para o futuro e delinearem acções em conjunto para dinamizar o futebol.

Quinta das Courelas no Guia Boa Cama Boa Mesa


“O Guia Boa cama Boa Mesa é já uma tradição do Expresso. Como sempre, foi elaborado com base num extenso trabalho de campo, numa vasta rede de contactos e num assinalável conhecimento acumulado, uma vez que esta edição de 2010 é a oitava que apresentamos aos nossos leitores.”
In Boa Cama Boa Mesa

A Quinta das Courelas é um dos doze restaurantes do distrito da Guarda que mereceu a distinção de ser incluída no guia Boa Cama Boa Mesa do Jornal Expresso. É o reconhecimento do trabalho desenvolvido desta unidade de restauração na arte de prestar um serviço de Cozinha Tradicional.

O Notícias de Fornos de Algodres, congratula-se com o reconhecimento daqueles que ainda visitam Fornos de Algodres e que apreciam o que de bom ainda se faz nesta terra.
Que sirva de exemplo a alguém que defenda que “Santos da casa não fazem milagres”.