27 de fevereiro de 2010

Concelhia do PSD de Fornos de Algodres apoia Paulo Rangel

Paulo Rangel é o candidato à presidência do PSD que merece o apoio do líder da distrital da Guarda, Álvaro Amaro, mas é Passos Coelho quem parece ser o preferido entre as concelhias, como é o caso da Guarda e Mêda. De Aguiar Branco mal se ouve falar por enquanto.
Para além do presidente da distrital, estarão com o vencedor das últimas eleições europeias as concelhias de Fornos de Algodres e Vila Nova de Foz Côa.

26 de fevereiro de 2010

Confraria da Urtiga presente na Orties Folies

A Confraria Gastronómica da Urtiga, criada em Fornos de Algodres durante as Jornadas de Etnobotânica vai marcar presença no Orties Folies, um festival que se realiza em França. Segundo Manuel Paraíso, um dos elementos da confraria da Urtiga, “irá servir para promover alguns produtos que queremos registar e comercializar”. “Com quase um ano de existência esta confraria, tem desenvolvido alguns contactos junto de Universidades, a fim de recuperar a fibra da urtiga enquanto elemento têxtil”. Para além deste projecto “irá ser este ano implementado um campo experimental de cultivo que já estava previsto estar feito mas não houve condições, um Roteiro de Restaurantes, serão restaurantes referenciados como servindo urtigas a nível do concelho de Fornos de Algodres. Terão um dístico com um símbolo colocado no exterior que identifica como restaurante que serve urtiga durante o ano inteiro, o campo experimental vai ser plantado este ano. Temos andado a recolher um bocadinho de experiência de todos os lados, de qualquer forma ainda não chegámos lá, mas vamos avançar e o Roteiro de Restaurantes vai ser uma realidade ainda este ano", garante.

25 de fevereiro de 2010

Assembleia Municipal

Realizou-se no dia 25 de Fevereiro, uma sessão ordinária da Assembleia Municipal com início às 9h30 no auditório dos Paços do Município.
Em primeiro lugar usou da palavra o presidente da Autarquia expondo as actividades do município.
Em seguida foi apreciado e submetido a votação o Projecto de Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia tendo sido aprovado por unanimidade.
Posteriormente, foi apreciada a proposta de Rafael Torres do CDS, que propôs à Comissão Municipal de Toponímia doar o nome de Dr. José Carlos Freire Falcão Lucas a uma rua, tendo sido esta aprovada por maioria, com 23 votos a favor e 5 em branco.
Entrando em outros assuntos de interesse o Eng. Carlos Costa e Dr. Manuel Fonseca do PS fizeram várias propostas à autarquia consideradas de interesse para o seu funcionamento.
Não havendo intervenção do público conforme o regimento o presidente deu por encerrada a sessão.

22 de fevereiro de 2010

Município de Fornos de Algodres cria Banco de Roupas

Associando-se à celebração do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a Câmara de Fornos de Algodres decidiu criar um Banco de Roupas, que fica sediado na antiga Casa do Povo.
O município apela «ao espírito solidário da comunidade para com os mais desfavorecidos». O Banco de Roupas tem como objectivo facultar, gratuitamente, vestuário e calçado à população mais carenciada do concelho. O espaço está aberto ao público todos os sábados, entre as 15 e as 16 horas. A entrega e recolha de roupa, assim como de outros bens de primeira necessidade, pode ainda ser feita no Gabinete de Acção Social da autarquia nos restantes dias da semana e em horário de expediente, das 9 às 17h30. O excedente de roupas será posteriormente enviado para países em vias de desenvolvimento, em África.

15 de fevereiro de 2010

Cai neve em Fornos

Fornos de Algodres acordou hoje vestido de branco, depois de tanto ameaçar, a neve chegou finalmente...

8 de fevereiro de 2010

Festa/Feira do Queijo sublinha importância do produto na economia do Concelho


"O queijo da Serra da Estrela continua a ter um peso muito grande na economia do concelho de Fornos de Algodres, onde existem cerca de 150 produtores, disse o presidente da Câmara, José Miranda.

A autarquia de Fornos de Algodres, que faz parte da região demarcada de produção de queijo da Serra das Estrela, organizou ontem, domingo, a festa anual de promoção do queijo e de homenagem aos pastores e queijeiras do concelho.

José Miranda disse à Lusa que a produção de queijo de ovelha gera anualmente uma receita de "1,5 milhões de euros" para os agricultores que se dedicam a esta actividade.

O autarca sublinhou tratar-se de um produto muito importante para a economia local, visto que o município, com seis mil habitantes, tem "cerca de 150 produtores" de queijo da serra e "cerca de 40 queijarias licenciadas".

Na festa e feira do queijo de Fornos de Algodres, que se realizou no recinto do mercado municipal, participaram cerca de duas dezenas de produtores que venderam o queijo certificado a 15 euros e o não certificado a uma média de 13 euros."

4 de fevereiro de 2010

Fornos de Algodres contemplado com 205.255€ no PIDDAC

Fornos de Algodres tem inscritos 205.255 euros, 148.882 destinam-se a projectos na área da cultura, 46.373 à requalificação da Mata Municipal da Serra da Esgalhada e 10.000 à recuperação e valorização do Centro Histórico de Figueiró da Granja.