8 de fevereiro de 2010

Festa/Feira do Queijo sublinha importância do produto na economia do Concelho


"O queijo da Serra da Estrela continua a ter um peso muito grande na economia do concelho de Fornos de Algodres, onde existem cerca de 150 produtores, disse o presidente da Câmara, José Miranda.

A autarquia de Fornos de Algodres, que faz parte da região demarcada de produção de queijo da Serra das Estrela, organizou ontem, domingo, a festa anual de promoção do queijo e de homenagem aos pastores e queijeiras do concelho.

José Miranda disse à Lusa que a produção de queijo de ovelha gera anualmente uma receita de "1,5 milhões de euros" para os agricultores que se dedicam a esta actividade.

O autarca sublinhou tratar-se de um produto muito importante para a economia local, visto que o município, com seis mil habitantes, tem "cerca de 150 produtores" de queijo da serra e "cerca de 40 queijarias licenciadas".

Na festa e feira do queijo de Fornos de Algodres, que se realizou no recinto do mercado municipal, participaram cerca de duas dezenas de produtores que venderam o queijo certificado a 15 euros e o não certificado a uma média de 13 euros."

Sem comentários: