11 de março de 2010

Casas da Beira não estão preparadas para o frio

A maioria das habitações da Beira Interior não estão preparadas para as duas estações que agora preenchem o ano. As baixas temperaturas deste Inverno que se prolonga para além do normal, obrigam os habitantes a recorrer a equipamentos eléctricos para aquecer as suas casas. É o problema da falta de preparação das habitações face ao clima. O presidente da recém constituída Associação Portuguesa de Peritos Qualificados, José Teixeira, de Castelo Branco, aponta que a comodidade da grande maioria das habitações da Beira, com mais de 20 anos, pode ser aperfeiçoada, com alteração no “isolamento térmico em torno da habitação e na mudança das caixilharias. As pessoas aquecem as casas com aparelhos eléctricos e o consumo é brutal, a rede não aguenta e a factura aumenta. Tudo isso é possível ser corrigido e começou a sê-lo nas casas mais recentes”.
O Programa Conforto Habitacional Para Pessoas Idosas foi criado em 2007 e visa prevenir a dependência e a institucionalização dos cidadãos mais idosos, através da requalificação das suas habitações.
O Programa abrange seis distritos seleccionados pelas suas características rurais e pelo envelhecimento acentuado: Bragança, Beja, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Vila Real. Nestes seis distritos estão previstas intervenções em cerca de 1 309 em habitações, num total de 80 concelhos, correspondendo a um financiamento público de 4 581500 euros.
No distrito da Guarda, o município de Seia é aquele que mais intervenções regista, com 54, seguido de Fornos de Algodres com 33 e Guarda com 26.

Sem comentários: