19 de dezembro de 2013

NÚMERO DE MUNICÍPIOS A APLICAR TAXA MÁXIMA DUPLICOU

TOTAL DE 24 CONCELHOS VÃO AGRAVAR A TAXA E 191 NÃO A ALTERAM.


O número de autarquias que fixou a sua taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ao limite máximo duplicou. Para os proprietários de casas localizadas em 28 concelhos do país, a conta do IMI que lhes começará a chegar a partir de março de 2014 será calculada com base numa taxa de 0.5%. Este ano, esta situação foi vivida em 16 autarquias.
Dos 281 municípios que transmitiram à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a taxa do IMI que querem aplicar em 2013 (e que servirá de referência às notas de liquidação de 2014), a maior parte (191) optou por não fazer qualquer alteração face a 2012. Com agravamentos no imposto face a 2012, contam-se 24 concelhos, sendo que em alguns casos se registou uma subida direta para o intervalo mais alto do imposto (0.5). Para a maioria, esta subida para a taxa máxima é uma consequência direta de terem aderido ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), uma vez que este instrumento de saneamento financeiro as impede de fazerem "saldos" no IMI ou na derrama do IRC.
Faro, Évora, Alfândega da Fé, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Alijó, Nordeste (S.Miguel) e Nazaré são alguns dos que subiram a taxa e a colocaram no limite máximo. No extremo oposto, isto é, com o imposto nos 0.3% (o mínimo possível), estão 113 autarquias, contra 110 no ano anterior.


1 comentário:

Al Cardoso disse...

La vou ter que pagar mais!

Gracas a excelente gestao passada!