2 de abril de 2013

Jornadas Serrana promove Queijo Serra da Estrela nos E.U.A.

Depois de ter percorrido várias localidades como Danbury, Newark e Filadélfia, o 28º Festival do Queijo Serra da Estrela encerrou com um almoço no qual participaram os autarcas de Fornos de Algodres, Gouveia, Trancoso e Seia. 


Presentes nesta jornada e também no almoço de encerramento, em que mais uma vez foram expostos não só o queijo da Serra, como também outros produtos da região serrana, estiveram, entre outros, os presidentes das câmaras de Fornos de Algodres, Gouveia, Trancoso e Seia. 
Antes do almoço, os visitantes foram convidados a visitar o museu e a biblioteca do Clube Português de Elizabeth, onde tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor, através de imagens, o historial do clube, e também apreciar algumas obras raras da literatura portuguesa, ali expostas.
O mestre-de-cerimónias, Luís Pires, apresentou depois a direcção do Centro Cultural "Os Serranos", cujos membros se apresentaram com as capas tradicionais dos pastores serranos, o traje que passa a ser usado nas cerimónias pelos confrades da Confraria do Queijo da Serra da Estrela nos Estados Unidos.
Segundo o presidente, Alexandrino Costa, "o sucesso da Feira do Queijo tem vindo a aumentar todos os anos, tendo em conta que nas primeiras edições eram importados 50 a 100 quilos de queijo e hoje são mais de 1500 quilos, com outros artigos e produtos serranos. 
O dirigente associativo falou também da nova Confraria do Queijo da Serra da Estrela, que tem como primordial objectivo promover a defesa da genuinidade do Queijo Serra da Estrela. 


Sem comentários: