4 de dezembro de 2012

3ª Edição do Winter Fest JS reuniu jovens socialistas em Fornos de Algodres


A iniciativa, que decorreu no passado fim de semana, teve como principal objetivo a promoção do debate acerca de temas preponderantes da sociedade.


Durante os dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro a Federação Distrital da Juventude Socialista da Guarda, em coordenação com a concelhia de Fornos de Algodres, promoveu um ciclo de atividades políticas, desportivas e lúdicas, num evento que juntou cerca de uma centena de jovens socialistas de vários distritos, de norte a sul do país. 

O início dos trabalhos decorreu na sexta-feira à noite, com uma tertúlia intitulada de "Participação Cívica dos Jovens na Causa Pública. Métodos e Meios de a Potenciar”, que contou com Nuno Miranda (Presidente da Federação da JS de Bragança) e Rafael Guimarães (Presidente da Federação Distrital da JS Viseu), como oradores. Na manhã e início da tarde de sábado realizou-se um roteiro gastronómico pelo concelho de Fornos de Algodres, bem como uma série de visitas culturais às várias freguesias. 
A meio da tarde decorreu, no Centro Cultural de Fornos de Algodres, uma conferência subordinada ao tema "A Esquerda, Portugal e a Europa. Que futuro?!", que contou com a presença de Alberto Martins (deputado do Partido Socialista e membro do Secretariado Nacional do PS), Pedro Nuno Santos (Deputado e Presidente da Federação de Aveiro do PS) e Paulo Campos (deputado à Assembleia da República do PS eleito pelo círculo eleitoral da Guarda). 

Neste painel foram abordados vários temas, mas foi comum a todos os oradores a ideia de que é necessário uma Europa que olhe essencialmente para as pessoas e que estas medidas de austeridade poderão levar à destruição e desagregação da União Europeia. Pedro Nuno Santos acrescentou que, se não forem mudadas as políticas Europeias, o projeto europeu poderá seguir uma «caminho de ruína, do colapso total». Foi ainda reforçado que é preciso uma Esquerda unida e forte na Europa e em Portugal, e que é fundamental combater severamente as políticas neoliberais do atual Governo. 

Da mesma forma, defender sempre o Estado Social e todas as garantias conquistadas com a implementação da Democracia em Portugal. Acrescentaram ainda de que é necessário uma Europa mais protecionista, mais reguladora, que aposte num crescimento económico efetivo, sustentável e que aposte na inovação e no reforço de políticas que apostem na formação e qualificação humana.

 Ao final da tarde realizou-se a Sessão de Encerramento deste painel, que contou com as intervenções de Pedro Heitor Rebelo (Presidente da Federação Distrital da JS Guarda) e João Torres (Secretário Geral da JS). Para o líder distrital, a questão da Coesão Territorial deve ser a preocupação de qualquer governo, reforçando que mais do que nunca é necessário que os jovens sejam irreverentes, reivindicativos e que tenham um papel mais preponderante na decisão do futuro do País e da União Europeia. 
Apresentou ainda a sua grande preocupação perante os números de pessoas que vivem em extrema pobreza em Portugal e reforçou que ninguém pode ficar indiferente a esta enorme chaga social. Por sua vez, o Secretário Geral da JS mostrou-se preocupado face aos número conhecidos do desemprego jovem, que já se situa nos 39%, e perante a falta de políticas proactivas deste Governo para combater este flagelo. 

No sábado à noite os militantes reuniram numa tertúlia dedicada ao tema "Desenvolvimento Rural Nacional - Soluções e tendências". Luís Ginja (Vereador do PS na C.M. de Fornos de Algodres) e Vítor Martinho (Professor da Escola Agrária do Instituto Politecnico de Viseu) foram os oradores desta tertúlia. Para o encerramento do evento, no domingo de manhã, ficou reservada uma sessão de homenagem aos militantes históricos do PS de Fornos de Algodres, em que o coordenador da JS Fornos de Algodres, Alexandre Lote, destacou a importância das eleições Autárquicas de 2013, e que a JS de Fornos de Algodres quer e vai contribuir para que se concretize «uma vitória do PS e para o concelho de Fornos de Algodres».

Sem comentários: