28 de outubro de 2010

Evento divulga sopas e sabores da Serra da Estrela

No âmbito do Projecto de Cooperação "Portugal Rural" a ADRUSE, vai promover, entre os dias 2 e 6 de Novembro, o evento " Sopas e Outros Sabores da Serra da Estrela", numa acção de divulgação e valorização dos produtos tradicionais da Serra da Estrela.
Ao longo de uma semana, vão ser confeccionadas, na loja Portugal Rural, em Campo de Ourique, Lisboa, sopas participantes nas edições do Festival de Sopas da Serra da Estrela e que, vão ser incluídas na ementa diária da Taberna da Loja Portugal Rural. Para além das sopas, outros produtos da Serra da Estrela vão estar à disposição de todos aqueles que gostam dos sabores autênticos e genuínos da região.
Através desta iniciativa, a ADRUSE pretende divulgar e promover o XI Festival de Sopas de Serra da Estrela que, se realiza a 14 de Novembro, no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, no concelho de Gouveia.

27 de outubro de 2010

PIDDAC para 2011

No Distrito, em 2011, a maior fatia é destinada a Vila Nova de Foz Côa, com 1.940.096 euros, seguido de Gouveia (1.164.306), Guarda (976.989), Seia (157.500), Pinhel (87.279), Celorico da Beira e Manteigas (ambos com 30.000) e, por fim, Fornos de Algodres, com 27.491.
No mapa do PIDDAC consta ainda uma verba de dez mil euros a distribuir por vários concelhos do Distrito, sem especificar.

25 de outubro de 2010

Câmara Municipal de Fornos de Algodres e Federação de Andebol de Portugal assinaram Protocolo

A Câmara Municipal de Fornos e a Federação de Andebol de Portugal realizaram um protocolo de cooperação com o objectivo de implementar o Andebol naquele concelho, ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Segundo uma nota da autarquia, o objectivo é tornar a modalidade, numa referência naquele concelho. «Este projecto tem mesmo por finalidade, no espaço de quatro anos, tornar o Andebol numa referência em Fornos de Algodres» refere a mesma fonte. O Município vai assegurar e garantir o apoio à modalidade através de técnicos de Educação Física e garantir uma maior qualificação dos treinadores e monitores, promovendo alguns cursos e seminários.

ULS paga funeral de doente que ninguém reclamou

Um doente morreu no Hospital Sousa Martins no início deste mês, mas ninguém foi levantar o corpo, nem foi possível localizar os familiares do falecido. Dez dias depois, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda encarregou-se de realizar o funeral.
Natural de Castelo Branco, o homem, de 68 anos, cuja identidade não foi revelada, tinha sido transferido da unidade de Cuidados Continuados de Fornos de Algodres no final de Setembro, tendo falecido a 3 de Outubro, cerca de uma semana depois de ter sido assistido no Sousa Martins. «Apesar do grande esforço da técnica de serviço social encarregue da situação, não foram encontradas pessoas com afinidade e disponibilidade para tratar do funeral», adiantou Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração da ULS, que reconhece ser esta uma tarefa que não está nas atribuições da instituição de saúde. Lograda essa tentativa, o serviço foi procurar ajuda junto da GNR, da Junta de Freguesia onde residia e de uma instituição de solidariedade social que prestava algum apoio ao falecido no passado de forma a encontrar alguém que se predispusse a realizar o enterro. «Foi ainda abordada uma familiar, que já não tinha qualquer laço afectivo com o falecido, mas sem sucesso», referiu.

Escola de Fornos de Algodres é a melhor do Distrito

A Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres foi o estabelecimento do distrito que obteve melhores resultados no ano lectivo anterior. De acordo com o "ranking" publicado pelo "Diário de Noticias", na ultima sexta-feira, a escola de Fornos é 83ª entre as 599 escolas secundárias analisadas. Em oposição, a que surge mais mal classificada é a Dr. José Casemiro Matias, de Almeida, que ocupa a posição 594.
De acordo com o DN, os critérios de ordenação das escolas do secundário respeitaram as médias alcançadas pelos seus alunos em 18 (um total de 24) exames nacionais, tendo sido escolhidos os exames com mais provas realizadas. Foram considerados os resultados das duas fases, fazendo um balanço das médias. Contudo, apesar de se basear nas provas das duas fases, o DN só considerou os exames feitos por alunos internos (que frequentaram a escola onde o exame foi feito este ano lectivo), não sendo consideradas melhorias de nota entre as duas fases. A EB e Secundária de Fornos de Algodres teve uma média nos exames de 11,55 e final de 13,43, enquanto a primeira do país foi o Colégio Nossa Senhora do Rosário, instituição privada do Porto, com 14,79 e 15,90 valores, respectivamente.

8 de outubro de 2010

Jogo de Preparação


Amanhã, dia 9 de Outubro, irá realizar-se o jogo de preparação do Club Football Lusitânia de Fornos de Algodres com o União Desportiva Cariense de Caria, no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres que terá início às 17h00min.

5 de outubro de 2010

Jogo de Apresentação - CF Lusitânia 2 - 2 SC Covilhã


O Club Football Lusitânia apresentou, num jogo de preparação contra o SC Covilhã, o seu plantel para a época 2010/11 do Campeonato Distrital em Futsal. O resultado final foi uma igualdade a duas bolas, com os golos do Lusitânia a serem apontados por Alexandre Lote e Sílvio Almeida.