24 de junho de 2010

Quinta das Courelas no Roteiro 5

A Quinta das Courelas foi uma vez mais referência na Comunicação Social, desta vez no suplemento da revista Visão com o nome Roteiro 5, Interior Centro.
Este roteiro faz menção a festivais, festas e romarias com data marcada, selecciona os melhores restaurantes, os melhores bares e discotecas, monumentos, museus, parques de actividades, lojas e estabelecimentos comerciais com características únicas do interior centro.

23 de junho de 2010

Festival da Estrela

Numa organização de um grupo de jovens de Fornos de Algodres, vai realizar-se no dia 31 de Julho de 2010 a partir das 18 horas na Quinta das Courelas em Fornos de Algodres/ Serra da Estrela, um encontro de bandas cuja designação é Festival da Estrela.

16 de junho de 2010

Promoção do Queijo Serra da Estrela

"Os três municípios da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela vão juntar-se para organizarem uma grande feira do Queijo Serra da Estrela, anunciaram segunda-feira à noite os três autarcas.
Numa conferência de imprensa realizada em Gouveia, o presidente deste município, Álvaro Amaro, afirmou que se trata de uma “decisão histórica”, pois “o modelo das feiras do queijo municipais está esgotado”.
Os autarcas pretendem organizar um evento supramunicipal de promoção do Queijo Serra da Estrela, durante o triénio 2011/2013, uma vez em cada município, de forma a “criar sinergias” e a “dar dimensão ao evento”, afirmou Filipe Camelo, presidente da Câmara Municipal de Seia.
Neste sentido, os autarcas assumiram o compromisso de “não promover qualquer tipo de evento ou iniciativa local sobre o Queijo Serra da Estrela durante e nos 40 dias anteriores e posteriores ao evento”, disse Álvaro Amaro.
O presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, José Severino Miranda, congratulou-se com a iniciativa e afirmou que “este é um princípio que se deve alargar a outros projectos”.
“O senhor secretário de Estado [da Agricultura] vai ter que cumprir a sua palavra e ajudar financeiramente esta organização”, disse o autarca, alertando que “o país não pode viver só da agricultura empresarial, tem que apoiar a agricultura familiar”.
“Isto é uma questão de sobrevivência de um produto e de um mundo rural”, disse José Severino Miranda, adiantando que no seu concelho “já existiram 70 queijarias e hoje existem cerca de metade”.
Para esta iniciativa, que pretende fomentar a notoriedade do Queijo Serra da Estrela e salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno, serão criados uma comissão organizadora conjunta, uma imagem comum e um plano de divulgação comum aos três eventos.
O objectivo da feira “é promover este produto de excelência mas também trazer as pessoas à nossa região, a comerem nos nossos restaurantes, a conhecerem melhor os nossos produtos”, afirmou Álvaro Amaro, prometendo que as feiras “não serão apenas para a elite dos produtores e incluirão produtores certificados e não certificados”."

14 de junho de 2010

Ibérica Foot Festival cancelado

O Courelas Sports solicitou à Câmara Municipal a cedência do Estádio Municipal (relvado) no dia 15 de Abril para a realização de dois Torneios Infantis, VIII Fornos Cup 10 de Junho 2010 e Ibérica Foot Festival nos dias 12 e 13 de Junho de 2010.
Somente à data de 12 de Maio depois da organização deste evento já ir a meio, o clube foi informado sem justificação de que só concederiam a utilização do campo relvado apenas um dia. Então, decidimos apenas realizar o Fornos Cup que seria apenas de um dia e procurámos informar-nos quais os motivos da impossibilidade de não utilizar o relvado no outro torneio de dois dias, tendo chegado a informação de que iria estar em tratamento. Enfim, começar um tratamento numa sexta-feira, no qual metade dos funcionários camarários não trabalharam porque a autarquia ofereceu um dia de tolerância de ponte, é deveras interessante.
Mas, contudo, o dito relvado em tratamento foi utilizado para um jogo solteiros contra casados, no passado domingo, dia 13 de Junho.
Só nos resta pedir as mais sinceras desculpas pelo sucedido e lamentar tal situação, sabendo que a realização destes torneios seria uma mais valia para esta vila uma vez que atrairia pessoas de vários pontos do país e permitiria uma divulgação do que de melhor temos nesta região. Numa terra que se pauta por falta de iniciativas como esta, que visam captar a vinda de novas gentes e para quem conhece a realidade deste concelho em que aos fins de semana não se passa nada, é de lamentar mesmo.

12 de junho de 2010

Fornos, Gouveia e Seia apostam na promoção do queijo Serra da Estrela

"Os Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia juntam-se na promoção do queijo Serra da Estrela. A estratégia promocional vai ser dada a conhecer na próxima segunda-feira, dia 14, numa conferência marcada para a sede da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, no Complexo Municipal das Piscinas Cobertas de Gouveia, com a presença dos três autarcas, numa aposta em parcerias intermunicipais e no desenvolvimento de sinergias potenciadoras de desenvolvimento regional.
Criada em 21 de Janeiro de 2009, a Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela tem como objecto a participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). Dela fazem parte os Municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, sendo o Conselho Executivo da Comunidade presidido pelo autarca gouveense, Álvaro Amaro."

Bombeiros de Fornos organizam encontro de futebol com vista à angariação de fundos

"A Associação Humanitária dos Bombeiros de Fornos de Algodres organiza, no próximo domingo, um encontro de futebol entre casados e solteiros do concelho, com vista à angariação de fundos para recuperar uma viatura que é um emblema para toda a corporação. O famoso Bedford foi uma das primeiras viaturas adquiridas para o combate aos incêndios e encontra-se em elevado estado de degradação. Em paralelo, decorre a venda de uma rifa, cujo sorteio terá lugar nesse mesmo dia. O encontro está marcado para as 16 horas, e no final há um lanche convívio."

5 de junho de 2010

Câmara tem uma dívida de 30 milhões

A Câmara de Fornos de Algodres tem uma dívida de cerca de 30 milhões de euros mas, apesar da condição financeira difícil, o presidente, José Miranda, disse ontem à Lusa que a situação está “controlada”.
“Neste momento é uma situação controlada, tendo em conta que o Município efectuou um contrato de reequilíbrio financeiro, com autorização do Estado e, neste momento, só temos um credor que é a Caixa Geral de Depósitos (CGD)” afirmou.
O autarca social democrata explicou que contraiu um empréstimo de 35 milhões de euros e pagou “a todos os fornecedores e empreiteiros”, ficando apenas com a dívida a longo prazo para com aquela entidade bancária, que será paga “em 20 anos”.

2 de junho de 2010

O Sonho desfeito num jogo


Olhos tristes, mentes a pensar o quanto poderiam ter feito história no futebol da Associação Desportiva de Fornos de Algodres. Foi com este ar triste, de rostos cravados pela tristeza de termos estado a um passo da 2ª Divisão que os atletas chegaram à Quinta das Courelas, no passado domingo, após o jogo com o Anadia no qual empataram 2 - 2. Estivemos perto de um sonho que não se concretizou, não deixando contudo de contribuir para a melhor classificação de sempre da A.D.F.A. A vontade e o querer dos atletas da A.D.F.A não foi suficiente para ultrapassar factores que existem no futebol, para além de jogarem onze contra onze. O Futebol apesar de ser um jogo de emoções, incertezas, vitórias, derrotas e empates tem no seu contexto contornos difíceis de entender e explicar. Não podemos contudo deixar de louvar a Direcção, Dep. Técnico, Dep. Médico e atletas, portal feito digno de registar na história do desporto de Fornos de Algodres.

A todos o nosso BEM-HAJA por tudo que fizeram em prol da A.D.F.A.

Feira do Livro em Fornos de Algodres

Vai decorrer no recinto do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres de 2 a 8 de Junho de 2010, uma Feira do Livro.

Dia Mundial da Criança em Fornos de Algodres


O dia mundial da criança foi comemorado no Estádio Municipal de Fornos de Algodres, foram mais de 300 crianças do concelho que se divertiram na realização de actividades: Hospital do Kiko organizado por um grupo de jovens locais, entre os quais Marta Menano e Alexandre Lote, que realizaram actividades relacionadas com a saúde; Jogos Tradicionais (corrida de sacos, jogo da tracção com corda em linha, jogo do arco, etc.) Jogos de Orientação; Pinturas Faciais, etc. Estas actividades foram orientadas por cerca de 90 adultos. Segundo a Dra. Rosa Presidente da Comissão e Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) "para além da habitual comemoração deste dia o objectivo principal desta iniciativa é promover os direitos e deveres das crianças, o direito a brincar e se divertirem". Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal, Bombeiros e Farmácia Central de Fornos de Algodres.