16 de junho de 2010

Promoção do Queijo Serra da Estrela

"Os três municípios da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela vão juntar-se para organizarem uma grande feira do Queijo Serra da Estrela, anunciaram segunda-feira à noite os três autarcas.
Numa conferência de imprensa realizada em Gouveia, o presidente deste município, Álvaro Amaro, afirmou que se trata de uma “decisão histórica”, pois “o modelo das feiras do queijo municipais está esgotado”.
Os autarcas pretendem organizar um evento supramunicipal de promoção do Queijo Serra da Estrela, durante o triénio 2011/2013, uma vez em cada município, de forma a “criar sinergias” e a “dar dimensão ao evento”, afirmou Filipe Camelo, presidente da Câmara Municipal de Seia.
Neste sentido, os autarcas assumiram o compromisso de “não promover qualquer tipo de evento ou iniciativa local sobre o Queijo Serra da Estrela durante e nos 40 dias anteriores e posteriores ao evento”, disse Álvaro Amaro.
O presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, José Severino Miranda, congratulou-se com a iniciativa e afirmou que “este é um princípio que se deve alargar a outros projectos”.
“O senhor secretário de Estado [da Agricultura] vai ter que cumprir a sua palavra e ajudar financeiramente esta organização”, disse o autarca, alertando que “o país não pode viver só da agricultura empresarial, tem que apoiar a agricultura familiar”.
“Isto é uma questão de sobrevivência de um produto e de um mundo rural”, disse José Severino Miranda, adiantando que no seu concelho “já existiram 70 queijarias e hoje existem cerca de metade”.
Para esta iniciativa, que pretende fomentar a notoriedade do Queijo Serra da Estrela e salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno, serão criados uma comissão organizadora conjunta, uma imagem comum e um plano de divulgação comum aos três eventos.
O objectivo da feira “é promover este produto de excelência mas também trazer as pessoas à nossa região, a comerem nos nossos restaurantes, a conhecerem melhor os nossos produtos”, afirmou Álvaro Amaro, prometendo que as feiras “não serão apenas para a elite dos produtores e incluirão produtores certificados e não certificados”."

2 comentários:

Al Cardoso disse...

E com uma uniao de esforcos como esta, que se pode defender melhor a nossa regiao.
Parabens portanto aos autarcas de Seia, Gouveia de da minha terra, que e um dos que ha muito tempo, anda a pugnar por um evento assim.
Pena que outros municipios nao adiram, mas tres e melhor que nada!

Um abraco dalgodrense.

Anónimo disse...

Onde está o apoio aos produtores de queixo de Fornos de Algodres. Há muitos anos, dizia o Sr.º Presidente, Fornos tinha a maior feira do queijo de Portugal, mas como o apoio aos produtores de queijo não teve êxito, a ver pelas últimas feiras, viu-se agora obrigado a fazer esta tal coligação para não ter de deixar de fazer a feira do queijo. Queria ele também juntar-se a Celorico da Beira, esta sim a capital do queijo da serra, por assim os autarcas trabalharam para esse fim.