28 de maio de 2010

A Selecção Nacional foi recebida em festa na cidade da Guarda


A cidade da Guarda engalanou-se, no passado dia 26, para receber a Selecção Nacional de Futebol. Num treino realizado às 17 horas no Estádio Municipal local estiveram mais de três mil pessoas para aplaudir os jogadores. Foi de facto o apoio de uma região com poucas oportunidades de observar os seus ídolos do desporto rei que se fez sentir no Estádio Municipal da Guarda.
O Treino teve muita bola. Cumpridos os habituais exercícios de aquecimento, Carlos Queiroz dividiu o grupo em duas equipas. Com colete vermelho alinharam Daniel Fernandes (Beto), Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Duda, Zé Castro, Raul Meireles, Deco, Nani, Liedson e Paulico (jovem do Sp. Covilhã). Do outro lado, de amarelo, estavam Eduardo, Miguel, Bruno Alves, Rolando, Pedro Mendes, Miguel Veloso, Danny, Simão, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.
As gentes da Guarda brindaram o grupo com um enorme aplauso aquando da saída do terreno de jogo. Agora, só no domingo a selecção volta a abrir as portas do treino.
De Fornos deslocaram-se os jovens da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres (APSCDFA) que tiveram esta oportunidade de ver ao vivo e de perto um treino da Selecção Nacional.

24 de maio de 2010

IC7 primeiro a ser construido

O ministro das Obras Públicas esteve em Seia a participar num colóquio organizado pelo Governo Civil da Guarda e garantiu que “não há desistência” quanto à concessão rodoviária da Serra da Estrela.
“Tudo aquilo que está suspenso importa estudar e, ao nível do ministério estamos a estudar possibilidades de, se não pudermos resolver tudo, pelo menos, que vamos resolvendo algumas coisas e, que pelo método das aproximações sucessivas, consigamos ir dando resposta aquilo que é fundamental”, revelou depois no seu discurso o governante, perante uma plateia com alguns autarcas da região e empresários.
“Poderá passar por se construir, para já, o IC7 – a ligação Oliveira do Hospital passando pelos concelhos de Seia, Gouveia e terminando no concelho de Fornos de Algodres na A25”, ou seja, uma ligação que substituía a “velhinha” Estrada da Beira, que durante muitos anos foi a porta de entrada de todos aqueles que entravam em Portugal por Vilar Formoso e se dirigiam para sul.
Santinho Pacheco deixou claro que os políticos do distrito “não vão deixar cair os braços” na luta para que todas as vias sejam construídas.

18 de maio de 2010

XVI Encontro dos Antónios

Vai realizar-se em Fornos de Algodres no dia 13 de Junho de 2010 o XVI Encontro dos Antónios do Concelho de Fornos de Algodres, o evento terá o seguinte programa:

11:00h - Recepção aos Antónios (Adro da Igreja Matriz)

11:30h - Missa Dominical
  • Homenagem a todos os Antónios do Concelho já Falecidos
13:30h - Almoço Convívio (Quinta das Courelas).

15 de maio de 2010

Fornos de Algodres e Celorico da Beira estão no topo da tabela.

Fornos de Algodres e Celorico da Beira estão no topo da tabela como os municípios que demoram mais tempo a pagar aos fornecedores, dados da Direcção-Geral das Autarquias (DGAL) que constam da Lista do Prazo Médio de Pagamento (PMP) dos Municípios. Fornos de Algodres está em quinto lugar, tendo passado de 219 dias em 2008 para 514 no ano seguinte, um aumento de 295 dias.
Celorico da Beira encontra-se em sexto com uma diferença de 198 dias entre 2008 (273) e 2009 (471). Fornos de Algodres foi, no distrito da Guarda, o que registou um aumento entre o final do semestre e 31 de Dezembro, de 280 dias passou para 514.
Ambos demoram em média mais de 500 dias e aumentaram os prazos de pagamento entre 2008 e 2009.
Sabugal e Aguiar da Beira são os dois concelhos do distrito que registam um menor diferencial entre 2008 e 2009. Enquanto que a diferença no primeiro é de 4 dias (de 16 para 20), o segundo é de três (de 5 para 8 dias).

A crise é apontada como a principal responsável por esta situação, mas em muitas câmaras os atrasos nos pagamentos às empresas são um problema estrutural, que os empréstimos concedidos às câmaras em 2008 e em 2009 apenas conseguiram atenuar temporariamente.

11 de maio de 2010

Fornos de Algodres à procura de águas quentes para estância termal

A Terras Serranas – Desenvolvimento Turístico e Imobiliário requereu à Direcção-Geral de Energia e Geologia a atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de águas minerais naturais em Fornos de Algodres. A sociedade, parceria público-privada em que entra a Câmara, pretende apurar se há recursos no concelho para apostar numa estância termal. Esta nova estrutura servirá de complemento ao hotel “Estrela à Vista”, que está a ser construído pela Terras Serranas na Serra da Esgalhada.
«Se for possível criar uma estância termal, faremos história com um projecto que irá enriquecer certamente o nosso concelho», Se a sociedade puder avançar com o complexo termal e localizá-lo na Serra da Esgalhada, será «uma mais-valia» para esta zona, «em que houve uma grande requalificação» e onde estão já equipamentos como o estádio e um polidesportivo, refere o presidente da Câmara.

6 de maio de 2010

Impacte Ambiental dos IC´s em consulta pública

"A Câmara Municipal de Seia já tem na sua posse os documentos que compõem o Estudo de Impacte Ambiental dos projectos do IC 6 (Oliveira do Hospital/ Covilhã), IC 7 (Oliveira do Hospital/ Fornos de Algodres) e IC 37 (Seia/Viseu), que disponibiliza para consulta pública até ao dia 9 de Junho. A autarquia refere em comunicado que o período de consulta pública decorrerá durante 35 dias úteis e integra o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, em decurso no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território."

4 de maio de 2010

XV Encontro

No dia 29 de Maio de 2010 irá decorrer o XV Encontro dos Antigos Alunos e Professores do Externato Marquês de Tomar, em Fornos de Algodres, cujo programa será:
  • 10h30 - Porto de Honra (Antigo Colégio)
  • 12h00 - Missa (Igreja da Misericórdia)
  • 13h00 - Romagem ao Cemitério
  • 13h30 - Almoço (Quinta das Courelas), com entrega de lembranças e Música ao Vivo.