30 de janeiro de 2010

Feira do Queijo


No próximo dia 7 de Fevereiro, vai realizar-se mais uma edição da Festa/Feira do Queijo da Serra da Estrela, em Fornos de Algodres. Este evento contará com o seguinte programa:

09h00 - Feira Tradicional
10h00 - XV Mostra do Cão Serra da Estrela
12h00 - Visita dos Convidados ao Mercado
14h30 - Animação

Folclore, Música Popular, Artesanato, Exposições.

29 de janeiro de 2010

Candeias regressa à Liga Portuguesa

Daniel Candeias vai representar o Paços de Ferreira até ao final da corrente época, pois a passagem por Espanha não foi a que esperava e ansiava, por tal facto o FC Porto fez novamente outro empréstimo.
Jogador este que é oriundo de Fornos de Algodres onde iniciou a sua carreira, irá estar ao serviço de Ulisses Morais até ao final desta temporada. O ingresso no Paços não é visto como um retrocesso na carreira, pois "trata-se de um bom clube". "É um passo em frente", estando "pronto para ajudar" a assegurar a permanência."Venho para fazer o meu trabalho e dar o máximo". Ele disse estar "num bom momento de forma", motivado pelo golo apontado na despedida de Huelva. Este empréstimo que foi efectuado é para que o jogador ganhe mais competitividade do que estava a ter no presente momento.

26 de janeiro de 2010

Carlos Almeida eleito presidente da JP de Fornos

Nos finais de Dezembro, realizou-se o plenário eleitoral, 16 dos cerca de 60 militantes da Concelhia da Juventude Popular de Fornos de Algodres elegeram os novos dirigente. O acto ditou a eleição de Carlos Manuel Ferreira Almeida como presidente da Comissão Política da JP de Fornos. João Ribeiro e Júlio Arrais os vice-presidentes e Tânia Ramos assume as funções de secretária. Como vocais foram eleitos Susana Veiga, Carlos Miguel Pratas Andrade, Paulo Jorge Alves Sousa e Fábio Santos Matos. A mesa do Plenário é presidida por João Neves, acompanhado de Tiago Pacheco e Carlos Andrade Rebelo.

25 de janeiro de 2010

Fornos de Algodres ausente na BTL

Nos dias 13 e 17 de Janeiro, o distrito da Guarda marcou presença no maior evento de promoção turística do País, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Guarda, Seia, Trancoso e Mêda foram os concelhos que se destacaram, no gigantesco stand promocional, sob a defesa da marca Turismo Serra da Estrela.
Para além destes concelhos referidos, outros marcaram presença também, foi o caso de Gouveia, Mangualde, Aguiar da Beira e Celorico da Beira com stands próprios, e Sabugal, que integrou o stand das termas de Portugal.

Fornos de Algodres que na nossa modesta opinião, nunca teve uma política promocional correcta, primou uma vez mais pela ausência. Convém referir que a participação da autarquia na promoção de Fornos nestes eventos, se limitou apenas à Feira de Artesanato de Aveiro, onde se esqueceram de levar meios promocionais do que ainda existe a nível de Turismo em Fornos.
Foi triste vermos na BTL os concelhos vizinhos a promover as suas Feiras de Queijo e nós, que até já fomos considerados como a maior Feira de Queijo do mundo, nada fizeram por isso!

Recolha do lixo

A recolha do lixo em Fornos de Algodres tem sido débil, principalmente ao fim de semana, originando casos como este em que o lixo se acumula em zonas com alguma densidade habitacional, podendo por em causa a saúde pública, permitindo que cães e gatos se tornem possíveis transmissores de vírus.Será que é o mais correcto dar folga aos funcionários ao fim de semana quando as pessoas passam mais tempo em casa?!

13 de janeiro de 2010

Concurso "Sabores Beirões"

O Jornal "O Diário as beiras" Realizou pela terceira vez, o concurso "Sabores Beirões", onde a finalidade é seleccionar os melhores restaurantes da Região Centro.
À semelhança de dois concursos anteriores, o objectivo é eleger o melhor restaurante dos 6 distritos da Região Centro, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Para esse efeito, semanalmente, personalidades dos diversos sectores de actividade dos 6 distritos, elegiam por ordem de preferência 5 restaurantes.
A selecção foi feita através dos pontos atribuídos de 1 a 5 somados com os votos recebidos via Internet.
O restaurante mais votado de cada distrito recebe na cerimónia a anunciar, um "garfo de Ouro" em placa alusiva ao concurso, e os dois seguintes, serão distinguidos com garfos de Prata.
A Quinta das Courelas foi galardoada com o garfo de prata, sendo eleita pelas personalidades e via Internet o Terceiro Melhor Restaurante do Distrito da Guarda.

8 de janeiro de 2010

Três Novos Hotéis na Serra da Estrela

"O Turismo de Portugal aprovou financiamento para a construção de três novos hotéis no valor de 20 milhões de euros na Região da Serra da Estrela, referiu o presidente da entidade turística Jorge Patrão.
"As novas unidades podem avançar em 2010 e vão ficar localizadas em Fornos de Algodres e Penamacor, municípios que pela primeira vez na história vão ter hotéis, e em Gouveia", referiu.
Em Fornos de Algodres vai nascer o hotel de quatro estrelas "Terras Serranas", um investimento privado de oito milhões e meio de euros com 108 quartos. "Os investidores vão ainda tentar estudar a região e captar àguas termais para criação de um outro complexo com SPA", acrescentou Jorge Patrão.
Para Penamacor foi assinado contrato de financiamento para o hotel de três estrelas Quinta do Cafalado, no valor de 6,3 milhões de euros. A unidade terá 52 quartos e resulta de um consórcio entre a Câmara de Penamacor e a empresa de gestão de complexos urbanísticos Martep, de Pombal."