16 de novembro de 2010

Um Grande Orgulho ser de Fornos de Algodres

Decorreu no passado domingo em S. Paio - Gouveia, o XI Festival de Sopas da Serra da Estrela. Certame com pregaminhos no actual percurso de festivais gastronómicos. A muita afluência de público, apesar do tempo não ter ajudado, deu ao festival uma projecção que todos os serranos se devem orgulhar.


O desfile etnográfico, que devido ao mau tempo teve que ser transferido para a tenda principal, mostrou a todos quantos se mantiveram até ao final as nossa raízes e tradições que devem ser mantidas e divulgadas. Mas o momento mais esperado era sem dúvida a atribuição dos respectivos prémios do XI Festival de Sopas da Serra da Estrela, e assim, o Grande prémio ou seja a Melhor Sopa do Festival foi atribuído à Sopa de Urtigas à moda da Confraria da Confraria da Urtiga de Fornos de Algodres, também a Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres recebeu o 2º lugar com a sopa de Castanhas enriquecida de S. Martinho na classe Sopa de Castanhas, no escalão de Outro tipos de sopa a canja de galinha Campestra da Associção de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres colocou-se em 1º Lugar, no escalão Profissionais da Restauração o 3º lugar foi para a Sopa Serrana com paladares de Outono do Restaurante Quinta das Courelas. Foi sem dúvida um certame que contemplou Fornos de Algodres com estes prémios de prestígio para a nossa terra.

De realçar a participação da aldeia de Algodres no desfile etnográ fico que mostrou de uma forma simples mas com muita beleza as actividades de antigamente nas nossas aldeias. A Batuta da Alegria com a sua participação levou a este Festival de Sopas a animação esperada. Quando tudo corre bem estamos todos de parabéns.

6 comentários:

Anónimo disse...

a Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos também participou na sua grande maioria com o Utentes do CAO podem ser diferentes mas deram o contributo e sºão tanto de Fornos como a Batuta e a freguesia de Algodres. Agradecia a correcção.

Al Cardoso disse...

Parabens a todos od "dalgodrenses" que participando, fizeram com que uma terra pequena como a nossa, ainda conseguisse ultrapassar as grandes.

E de facto um "grande orgulho ser da "terra d'Algodres"

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo: lamento mas a correcção não vai ser possível, embora sendo da minha responsabilidade enquanto director do blog, o artigo não é da minha autoria.

Paulo Menano

Unknown disse...

As nossas sinceras desculpas em nome da Confraria da Urtiga por não mencionarmos o CAO - Centro de Actividades Ocupacionais, que participou no Festival das Sopas, dando a quem esteve presente uma lição de vida que muito nos honrou. Sabemos,admiramos e temos orgulho no trabalho efectuado pelo CAO em Fornos de Algodres. Bem -hajam por tudo quanto nos oferecem e a todos os utentes, auxiliares e tácnicos do CAO, mais uma vez o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Álvaro Melo - Mestre de Cerimónias
Confraria da Urtiga - Fornos de Algodres

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se a confraria da urtiga é de Fornos ou de Juncais?
Já que foi esta Aldeia a pioneira desta sopa.

Unknown disse...

À confraria da Urtiga com sede em Fornos de Algodres, é de Juncais de Queiriz do Casal Vasco, de Algodres e de todas as freguesias do Município de Fornos de Algodres. O importante é divulgarmos a nossa terra sem olharmos para cada "quintinha". Mentes abertas é que nos leva ao sucesso. No entanto Juncais tem vários confrades o que muito nos orgulha.
Álvaro Melo - Mestre de Cerimónias
Confraria da Urtiga - Fornos de Algodres