9 de agosto de 2010

Campanha de Reflorestação "Um Serviço, uma Árvore Amiga"

"A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, iniciou uma campanha para a reflorestação de áreas do município de Fornos de Algodres denominada "Um Serviço, Uma Árvore Amiga ". Assim, por cada serviço efectuado pela corporação de bombeiros (incêndio florestal, transporte de doentes, acidente rodóviário, limpeza de vias, etc.) pretende plantar uma árvore em zonas designadas pelas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal - Gabinete Técnico Florestal.
Pelo número de serviços efectuados no ano passado pelos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, que ultrapassou os 4200, é esta para já a meta a atingir.
Foram já solicitadas parcerias com o Parque Natural da Serra da Estrela, Escola Superior Agrária de Castelo Branco e de Viseu, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Horto do Campo Grande e Teleflora, das quais já recebeu a aprovação desta iniciativa.
A Iniciativa "Um Serviço, Uma Árvore Amiga" consiste na plantação de árvores e arbustos originais da flora portuguesa, para conservar a biodiversidade das quais se destacam o carvalho-negral, o pinheiro-silvestre, o pinheiro-manso, o plátano-bastardo, o vidoeiro, a cerejeira, a tramazeira, o mostajeiro, o azereiro, a azinheira, o sobreiro, o amieiro, o freixo, o sabugueiro, entre outros.
De realçar já a atribuição por parte da Escola Superior Agrária de Castelo Branco de 40 azereiros e 20 pinheiros-mansos para esta campanha."

Sem comentários: