26 de julho de 2010

Feira anual e festival do peixinho do rio em Juncais


Realizou-se no passado dia 25 de Julho, em Juncais, concelho de Fornos de Algodres, a Feira de Santiago. Do programa, salientamos a Festa do Peixinho do rio que levou muitos forasteiros a deliciarem-se deste produto. O evento incluiu artesanato, gastronomia e animação.

24 de julho de 2010

CDS de Fornos vai a votos

A comissão concelhia do CDS – PP de Fornos de Algodres convocou para o próximo dia 24 de Julho, entre as 18:00 e as 20:00 horas, o Plenário Concelhio. A reunião tem como ordem de trabalhos a eleição da Mesa da Assembleia Concelhia, a eleição da Comissão Politica Concelhia e também a eleição de dois delegados à Assembleia Distrital.

Estado dá mais de sete milhões para novos lares de idosos

O Governo vai comparticipar com pouco mais de sete milhões de euros a construção de 13 novos lares de idosos e de apoio a deficientes no distrito da Guarda através do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH). O investimento total é de 14,1 milhões e vai criar condições para acolher e cuidar 516 pessoas, de acordo com os protocolos celebrados na segunda-feira, no Governo Civil, pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
Das 13 IPSS apoiadas Fornos de Algodres viu contemplado para Casal Vasco um lar de idosos.

22 de julho de 2010

Encerramento da 1a Edição do Fornos Vida

Numa organização da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Juntas de Freguesias e IPSS’s decorreu hoje o encerramento da 1ª Edição do Fornos Vida no jardim Municipal de Fornos de Algodres.
Foi uma manhã diferente para mais de 400 pessoas “jovens” que dançaram e cantaram para todos os presentes.
Segundo o Professor Ricardo Fernandes esta acção teve como objectivo “incutir hábitos de vida saudável, dar qualidade de vida a estes “jovens” e principalmente fazê-los sorrir.” “É de exaltar a coragem de muitos destes “jovens” que durante a sua vida atravessaram muitas adversidades e tiveram a capacidade de as superar e hoje nos presenteiam com inúmeros sorrisos”, palavras da Dra. Isabel Vice-Presidente da Câmara.

17 de julho de 2010

A.D.F.A

O Presidente da A.D.F.A deixou ontem uma mensagem a todo o núcleo e simpatizantes da Desportiva “por motivos de ordem financeira não foi possível e automaticamente ficamos impossibilitados de ter futebol sénior nas próximas duas épocas, pois a desistência da 3ª divisão, implica automaticamente a essa penalização segundo os regulamentos da FPF.” Assim, assegura que “Com €100 mensais (€1000/anuais) para cada jogador do conselho, menos custos de inscrição, refeições nos jogos fora, taxas dos jogos em casa, policiamento, transportes, custos de treinadores e massagista, roupeira, etc. nem vale a pena perder tempo a pensar, já para não falar de quantos jogadores do concelho estariam dispostos a isso.” Apela para a criação de estruturas para que no futuro não seja necessário depender financeiramente de ninguém.

6 de julho de 2010

Governo propõe isenções nas SCUT em 46 municípios

"O Governo propõe a isenção da cobrança de portagens em 46 municípios atravessados pelas sete SCUT, caso seja alcançado um acordo, segundo uma informação divulgada na passada terça-feira, pelo Ministério das Obras Públicas.
Da proposta do Governo fazem parte concelhos como os de Belmonte, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Vila Velha de Ródão e Viseu. De acordo com a Lusa, o índice de poder de compra será um dos aspectos avaliados pelo Governo para isentar de portagens alguns concelhos. O ministério explica que o critério elaborado para a selecção da lista proposta pelo Governo foi o Índice de Poder de Compra Concelhio (IPCC), um indicador publicado pelo INE, sem periodicidade definida, tendo o mais recente sido publicado em 2007. Este índice, explica o ministério, «é deduzido a partir de um conjunto de 18 variáveis, que visam caracterizar os concelhos portugueses do ponto de vista do poder de compra». «Ou seja, ficarão isentos os municípios que apresentem um nível de poder de compra abaixo da média nacional (inferior a 100)», diz o Ministério das Obras Públicas. O ministério sublinha ainda que «o critério e a lista são propostas do Governo, ou seja, um ponto de partida para trabalhar no sentido de obter» um acordo."