30 de maio de 2016

FUNDAÇÃO EDP DISTINGUE 35 ESCOLAS SOLIDÁRIAS ENTRE 346, A ESCOLA DE FORNOS DE ALGODRES É UMA DAS PREMIADAS

O programa Escolas Solidárias distinguiu hoje 35 escolas do país, entre as 346 que participaram na iniciativa que envolveu mais de 30 mil alunos e professores, anunciou hoje a Fundação EDP.
Da lista das 35 escolas vencedoras da sexta edição do programa Escolas Solidárias Fundação EDP, que terminou hoje, fazem parte escolas públicas e privadas do 2.º ciclo ao ensino secundário que se envolveram na resolução de questões sociais que atingem a sua comunidade.
Criado em 2010, o programa Escolas Solidárias é um movimento de cidadania ativa que foi criado para responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em cada ano letivo, as escolas são desafiadas a criar projetos para melhorarem situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a pobreza e fome, desemprego, sustentabilidade económica, educação, saúde, idosos, sustentabilidade ambiental, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.
Este ano, foram desenvolvidos 532 projetos, que envolveram a participação de mais de 30 mil alunos e professores, e representaram um investimento de mais de 2,5 milhões de horas em ações com impacto direto na melhoria das condições de vida de mais de 91 mil pessoas das suas comunidades, adianta a Fundação EDP em comunicado.
Segundo a diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia, este movimento nacional “tem vindo a crescer e ganhar força”, de ano para ano.
“Sentimos da parte de alunos e professores um envolvimento e uma motivação cada vez maiores para marcar a diferença e desempenhar um papel ativo na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável”, afirma Margarida Pinto Correia.
Os vencedores deste ano foram as escolas básicas Dr. Francisco Sanches (Braga), Vale do Tamel (Barcelos), João de Meira, Guimarães, Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), José Saraiva (Leiria), S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso), D. Afonso IV (Ourém), as escolas básica de Rio Tinto (Gondomar), de Manteigas, Santa Bárbara (Gondomar), Fornos de Algodres, Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), Virgínia Moura (Guimarães) e a escola básica de Ermesinde
Foram também distinguidas as escolas secundárias D. João II (Setúbal), Professor Doutor Flávio Pinto Resende (Cinfães), João Gonçalves Zarco, (Matosinhos), as escolas profissionais Profitecla (Coimbra), Raul Dória (Porto), Amar Terra Verde (Vila Verde), a Academia de Música de Costa Cabral (Porto), as escolas de Carvalhos (Vila Nova de Gaia) e Abel Salazar (Matosinhos).
Os colégios de Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia), Santa Doroteia, os externatos da Benedita, S. Miguel de Refojos, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as escolas básicas de Abação (Guimarães), Miguel Torga (Amadora), o Centro Educativo Alice Nabeiro, a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro, a Didáxis – escola cooperativa e a escola D. Pedro IV (Vila do Conde) foram outros vencedores do programa.
As escolas vencedoras foram divulgadas hoje, numa cerimónia no Teatro Camões, em Lisboa, que reuniu mais de 800 alunos e professores de todo país.

27 de maio de 2016

"PINTURAS FORNENSES"

De 16 de maio a 30 de junho de 2016, encontra-se em exposição no CHIAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), uma Exposição de Pintura de Helena Guerra.
Esta exposição está inserida no ciclo de exposições “Pinturas Fornenses” que o CHIAVA está a promover.
Helena Guerra, nasceu em Vila Pery em Moçambique, vem para Portugal mais propriamente para Fornos de Algodres em 1974 onde vive atualmente. Desde tenra idade revelou apetência para a arte de pintar, começando a desenhar antes de saber escrever. Inclinada pela corrente realista da pintura centrou a sua inspiração na figura humana. Autodidata sem qualquer formação na área das artes mas com um sentido estético, exigente, critico e evolutivo para uma de aléctica da perfeição.


25 de maio de 2016

COMBATE À VESPA DA GALHA DO CASTANHEIRO EM FORNOS DE ALGODRES

No âmbito do cumprimento do designado Protocolo Biovespa, que pretende implementar ações de luta Contra a Vespa da Galha do Castanheiro, teve lugar no dia 18 de Maio, uma ação de sensibilização conjunta entre técnicos da DRAPC, da Associação Portuguesa da Castanha e representantes do Município. Esta ação, permitiu aos agricultores presentes clarificar aspetos referentes a esta praga, nomeadamente, perceber a gravidade das suas consequências e as alternativas de luta existentes.
A ação de formação, inseriu-se no âmbito da primeira intervenção de combate à praga, levada a cabo no concelho de Fornos de Algodres. Sendo a luta biológica, aquela que atualmente se assume como a mais eficaz, esta consistiu na libertação, nos locais infetados, de incestos que vão atacar a vespa da galha dos castanheiros quando estes ainda se encontram no interior das galhas.
Neste primeiro ano, a autarquia assumiu já os encargos com o programa de combate, custeando nesta fase 5 largadas de insetos. Contudo, os serviços técnicos da autarquia detetaram já novos focos da praga no concelho, prevendo-se um reforço de verba para o ataque no próximo ano.


24 de maio de 2016

REABERTURA DO TRIBUNAL DE FORNOS DE ALGODRES

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, anunciou hoje que serão reativados 19 dos tribunais que foram encerrados na última reforma do mapa judiciário, na sua maioria instalados “no interior rural e envelhecido”.
A reabertura destes 19 tribunais, quatro deles na comarca de Vila Real, consta de um documento hoje entregue por Francisca Van Dunem aos deputados da comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
A intenção do Ministério da Justiça ao reativar os tribunais extintos é aproximar a justiça dos cidadãos, passando a ser praticados obrigatoriamente atos judiciais nas atuais 27 secções de proximidade.
Outra forma de aproximar a justiça dos cidadãos é “através do desdobramento de secções de Família e Menores e da diminuição das respetivas áreas de competência territorial, com a atribuição dessa competência a algumas das instâncias locais”, descreve o documento.
A reativação dos tribunais visa “combater a desertificação do interior” e "facilitar o acesso das populações ao essencial da oferta judicial”.
Os tribunais reativados são de Sever do Vouga (Aveiro), Penela (Coimbra), Portel (Évora), Monchique (Faro), Meda (Guarda), Fornos de Algodres (Guarda), Bombarral (Leiria), Cadaval (Lisboa Norte), Ferreira do Zêzere, Mação e Golegã (Santarém), Boticas, Murça, Mesão Frio e Sabrosa (Vila Real), Tabuaço, Armamar e Resende (Viseu).
Por outro lado, nas 27 secções de proximidade, passa a ser obrigatória a prática de atos judiciais.
Célia Paulo (LUSA).



23 de maio de 2016

SPRING BURROS FEST

Numa organização da União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão e da AEPGA (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino), com a colaboração do Município de Fornos de Algodres e do INATEL, vai realizar-se no próximo Domingo, dia 29 de Maio de 2016, no espaço envolvente do INATEL de Vila Ruiva em Fornos de Algodres o III SPRING BURROS FEST.

Do programa salientamos:

10h.00 - Concentração dos quadrúpedes
11h.00 - Consulta Veterinária, tratamento do pelo e cascos
13h.00 - Almoço Solidário - a reverter para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
16h.00 - Grupo de Teatro Peripécia - FARDO
17h.00 - Gaitas e Concertinas


18 de maio de 2016

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE FORNOS DE ALGODRES 2016

O Orçamento Participativo de Fornos de Algodres, 2016,  entrou na fase de votação das propostas, uma fase decisiva deste processo.
Concluída que está a fase de entregas de propostas, a fase de análise técnica pela Comissão de Avaliação, e o período de reclamação, esta etapa vai permitir encontrar os vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo, Por Fornos eu Participo.
De 16 de maio a 30 de junho, todos os munícipes registados no portal do OPFA, (http://euparticipo.cm-fornosdealgodres.pt/op/home) podem exercer o seu direito e votar em três projetos, de entre os 30 que compõem a lista final .
A 3 de julho, das 10h00 às 13h00,  serão organizadas Assembleias de Voto, (Sessões presenciais), para complementar o instrumento de votação online, em locais a ser acordados com todos os Senhores Presidentes de Juntas/Uniões de Freguesia.
A Câmara Municipal de Fornos de Algodres quis, ao implementar este Orçamento Participativo, promover a participação e o envolvimento dos cidadãos na construção de uma melhor qualidade de vida da comunidade Fornense. O OP promove práticas de construção coletiva que reforçam a democracia participada.




FEIRA DO LIVRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FORNOS DE ALGODRES

Vai decorrer a Feira do Livro de 23 de maio a 3 de junho na Biblioteca Municipal de Fornos de Algodres.
No dia 24 de maio às 21H00, irá realizar-se um Workshop "COMIDA SAUDÁVEL A BAIXO CUSTO" ministrado pela Escola de Turismo e Hotelaria do IPG-Guarda.
Inscrições grátis na Biblioteca Municipal.


17 de maio de 2016

FEIRA DE EDUCAÇÃO E EMPREGO

Numa organização do CLDS 3G SERVIR Fornos de Algodres e do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, vai realizar-se, no dia 31 de Maio de 2016 em Fornos de Algodres a Feira de Educação e Emprego.
Do vasto programa da feira destacamos a apresentação do projeto “Diogo Piçarra em Pessoa”, performance musical e sessão se autógrafos com Diogo Piçarra.
Neste mesmo dia, às 21h00, no Auditório Dr. António Menano, haverá uma Peça de Teatro, um Momento Musical e por fim uma sessão de autógrafos com o Diogo Piçarra.
“Diogo Piçarra em Pessoa” é um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria do músico Diogo Piçarra.

A entrada é livre.