19 de dezembro de 2013

NÚMERO DE MUNICÍPIOS A APLICAR TAXA MÁXIMA DUPLICOU

TOTAL DE 24 CONCELHOS VÃO AGRAVAR A TAXA E 191 NÃO A ALTERAM.


O número de autarquias que fixou a sua taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ao limite máximo duplicou. Para os proprietários de casas localizadas em 28 concelhos do país, a conta do IMI que lhes começará a chegar a partir de março de 2014 será calculada com base numa taxa de 0.5%. Este ano, esta situação foi vivida em 16 autarquias.
Dos 281 municípios que transmitiram à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a taxa do IMI que querem aplicar em 2013 (e que servirá de referência às notas de liquidação de 2014), a maior parte (191) optou por não fazer qualquer alteração face a 2012. Com agravamentos no imposto face a 2012, contam-se 24 concelhos, sendo que em alguns casos se registou uma subida direta para o intervalo mais alto do imposto (0.5). Para a maioria, esta subida para a taxa máxima é uma consequência direta de terem aderido ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), uma vez que este instrumento de saneamento financeiro as impede de fazerem "saldos" no IMI ou na derrama do IRC.
Faro, Évora, Alfândega da Fé, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Alijó, Nordeste (S.Miguel) e Nazaré são alguns dos que subiram a taxa e a colocaram no limite máximo. No extremo oposto, isto é, com o imposto nos 0.3% (o mínimo possível), estão 113 autarquias, contra 110 no ano anterior.


NOVOS CORPOS GERENTES NA ASSOCIAÇÃO DE MACEIRA

No passado domingo dia 15 de dezembro reuniram-se em assembleia geral cerca de meia centena de associados para eleger os novos corpos gerentes da Associação de Maceira para o próximo biénio 2014/2015, cuja tomada de posse ocorrerá no início de janeiro.
Foi em ambiente de alegria, e animação com o grupo de cantares "Os Capelenses” que a “Casa dos Avós” recebeu a nova gerência:

ASSEMBLEIA-GERAL 


Presidente:
Olívia de Fátima Deus Mercês
1º Secretário: Florival Guerreiro Albino
2º Secretário: Fernando Herculano Costa Reis

DIREÇÃO

Presidente: José Fernando Almeida Tomás
Vice-Presidente: Maria da Graça Mendes Reis R. Andrade
Tesoureiro: Adelino Inácio Gonçalves
Secretário: Maria Paula Rocha Almeida Chaves
Vogal: Albano Augusto Santos 


SUPLENTES:
- Carlos Alberto Chaves Andrade
- Afonso Alves Pereira
- Agostinho Alves Rafael Pires
- António Coelho dos Santos
- Maria Adelaide Sobral

CONSELHO FISCAL
Presidente: Miguel Augusto Gomes Costa
1º Vogal: Francisco Fonseca Reis
2º Vogal: José Carlos Fonseca Reis


SUPLENTES:
- Amâncio Damião Garcia Ramos
- Manuel Fernando Tadeu
- Teresa Nascimento R. Henriques

18 de dezembro de 2013

Iº CONCURSO DA COUVE DE NATAL

No próximo dia 22 de dezembro de 2013, vai decorrer em Fornos de Algodres o Iº CONCURSO DA COUVE NATAL, sendo este evento promovido pela Junta de Freguesia e integrado no Mercadinho de Natal, que irá decorrer nos dias 21 e 22 de dezembro, no Jardim Municipal de Fornos de Algodres, com o seguinte programa:
.

14h00 - Exposição das Couves;
15h00 - Análise pelo Júri;
15h30 - Divulgação dos Resultados e Entrega dos Prémios aos 3 primeiros classificados;
16h00 - Arrematação das Couves a Concurso (receita obtida a reverter para aquisição das prendas              de Natal dos alunos da EB1 e Jardim de Infância de Fornos de Algodres).





Os interessados deverão fazer as sua inscrição e consultar o regulamento até dia 19 de dezembro de 2013 na Junta de Freguesia de Fornos de Algodres.


10 de dezembro de 2013

COMUNIDADE DA BEIRA E SERRA DA ESTRELA TERÁ PRESIDÊNCIA ROTATIVA

A decisão foi tomada por unanimidade, esta segunda-feira, pelos 15 presidentes de câmara que compõem o conselho intermunicipal.


A Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vai ter presidência rotativa, decidiram por unanimidade, esta segunda-feira, os 15 presidentes de câmara que compõem o conselho intermunicipal. O primeiro a ocupar o cargo será o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, que, em janeiro de 2016, cederá o lugar a Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão. Para os cargos de vice-presidência também foi aplicado o critério da rotatividade, com os presidentes das câmaras de Seia e do Sabugal a desempenharem essa função durante o primeiro período e os presidentes de Gouveia e Celorico da Beira durante o segundo período. O conselho intermunicipal decidiu ainda que a sede não será partilhada, ficando na Guarda durante todo o mandato, e deliberou que, dos três possíveis, a CIMBSE terá apenas dois secretários executivos. Uma solução "de equilíbrio" e de "amplo consenso", classificaram os presidentes dos municípios da Covilhã e Guarda que, no final da reunião dos autarcas, leram uma declaração e responderam às perguntas dos jornalistas. "Quisemos criar equilíbrios regionais e contemplar todas as sensibilidades no sentido de levarmos a bom porto este barco, esperando que os ventos que sopram sejam favoráveis a bem da coesão territorial da nossa comunidade, bem como da coesão social, económica e da sustentabilidade e dos projetos que se avizinham", referiu Vítor Pereira, que será o primeiro presidente da CIMBSE. O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, revelou ainda que "estiveram várias hipóteses sobre a mesa", mas recusou a ideia de que a opção da rotatividade enfraqueça a comunidade ou tão pouco a região. "Não creio que esta solução enfraqueça seja a Covilhã, seja o Fundão ou quem quer que seja", apontou Álvaro Amaro, que, durante a campanha para as autárquicas, tinha assumido "todo o empenho" para que a sede ficasse na Guarda. A próxima reunião do conselho intermunicipal ficou marcada para dia 23 e já se realiza na Guarda. Segundo Álvaro Amaro, será nessa data que serão escolhidos os dois secretários executivos. A CIMBSE representa mais de 236 mil habitantes e integra os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso.