26 de novembro de 2013

MERCADO SABORES.COM, RODÍZIO DE COZIDO

A Quinta das Courelas numa procura constante em melhorar e inovar os saberes e sabores da nossa gastronomia pretende renovar o menu. Procurando ser uma referência tendo uma óptima cozinha regional beirã.
A Quinta das Courelas é um espaço de emoções, paladares, paixões, prazeres e sabores da nossa beira.
Gradualmente a Quinta das Courelas irá modificar o seu menu criando novos sabores, mantendo as referencias.
O Abrigo das Courelas é o local onde aos Domingos,  terão o prazer de degustar este serviço de rodar as carnes e legumes do Cozido à Portuguesa.

Será pois um conceito diferente de servir o Cozido à Portuguesa pretendendo assim inovar criando o RODÍZIO do COZIDO.

A Quinta das Courelas espera por si já este Domingo.


PROGRAMA VALORIZAR - ABERTA A V E ÚLTIMA FASE DE APOIOS DO SISTEMA DE INCENTIVOS ÀS MICROEMPRESAS DO INTERIOR

PROGRAMA VALORIZAR - A V e última Fase do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior decorre até 9 de dezembro de 2013

Período de candidaturas de 8 de outubro a 9 de dezembro 2013
O objectivo do Programa Valorizar  é o de apoiar exclusivamente as microempresas já existentes, situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento.
Os incentivos a Microempresas do Interior atuam de forma integrada, apoiando a realização de investimento e a criação líquida de postos de trabalho.
 A V e última Fase do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior decorre de 8 de outubro a 9 de dezembro de 2013.
As candidaturas são apresentadas pela internet através de formulário eletrónico disponível no menuFormulários/Candidatura/Abertos.
Concelhos Abrangidos - Os projetos só se podem localizar nos territórios abrangidos das regiões apoiadas: Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Em Portugal Continental, são 177 os concelhos com problemas de “interioridade” e abrangidos por estes incentivos.




22 de novembro de 2013

QUEIJOS DA REGIÃO ENTRE OS MELHORES QUEIJOS PORTUGUESES

Os prémios foram entregues, no dia 11 de novembro, no âmbito do evento "Encontro com vinho e sabores".

A escolha resultou da edição de 2013 do “Concurso queijos de Portugal”, organizado pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios em colaboração com a FullSense, e decorreu a 24 e 25 de outubro, nas instalações da Controlvet, em Tondela. Os prémios foram entregues, no dia 11 de novembro, no âmbito do evento “Encontro com vinho e sabores”. Dentro das 18 categorias de queijo abertas a concurso, apresentaram-se 163 referências, provenientes de 56 fabricantes nacionais, das mais diversas proveniências e dimensões, numa demonstração da qualidade da indústria queijeira nacional, tendo a edição de 2013 sido considerada um sucesso. Foram premiados os seguintes queijos, nas diversas categorias: queijo fresco (vaca)- Montiqueijo - Montiqueijo, lda; queijo fresco (ovelha) - Tété - Tété ii Produtos Lácteos, lda; queijo fresco (cabra) - Lactifeita - Lactifeita Unipessoal, lda; queijo fresco (mistura) - Queijaria Licínia - Licínia Maria Simões das Neves; requeijão (vaca) - Lactifeita - Lactifeita Unipessoal, lda; requeijão (ovelha) - Vitor Fernandes - Vitor Fernandes Queijaria Artesanal, lda; requeijão (mistura) - Montiqueijo - Montiqueijo, lda; Flamengo - trevo - Lacticínios Halos, S.A; vaca (cura normal) - Valformoso - Insulac Produtos Lácteos Açoreanos, SA; vaca (cura prolongada) - Quinta da Tadada Queijo Curado - Lacticínios Halos, SA; ilha - Beira - Uniqueijo, ucrl; ovelha (cura normal) - A. Anastácio & Fos. - António Anastácio & Filhos, lda; ovelha (cura prolongada) - Queijaria Vaz - Arménio Adérito Vaz; cabra (cura normal) - Seia - Queijos Lagos Queijos e Derivados, lda; cabra (cura prolongada) - Quinta da Cabreira - Lactibar lLcticínios do Sabugal, S.A; mistura (cura normal) - Três Igrejas - Queijo Saloio Indústria de Lacticínios, SA; mistura (cura prolongada) - Três Igrejas - Queijo Saloio Indústria de Lacticínios, SA; novos sabores - Nova Açores - Unileite, ucrl.

16 de novembro de 2013

FORNOS NO ÚLTIMO LUGAR

PODER DE COMPRA DA REGIÃO ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL


A Guarda mantém-se no topo da região no que diz respeito ao índice de poder de compra per capita, revela o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC) referente a 2011, divulgado na semana passada. No extremo oposto, o concelho de Fornos de Algodres é, pela primeira vez, o pior da região, atendendo aos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) desde 1993. No entanto, a tradição ainda é o que era e todos os municípios do distrito da Guarda e Cova da Beira voltaram a ficar abaixo da média nacional (100).

Fornos de Algodres até conseguiu melhorar o seu Indicador Per Capita (IpC) para 57,32 - mais 3,76 pontos que em 2009 -, mas as subidas de Aguiar da Beira, Mêda e Sabugal atiraram os fornenses para o fim da tabela, antecedidos pela Mêda (IpC de 57,89) e Pinhel (59,42). Ainda assim, este último é um dos concelhos a registar uma descida relativamente ao estudo anterior, divulgado há dois anos, apresentando uma quebra de 0.83, tal como acontece com a Covilhã (menos 0,04) e Figueira de Castelo Rodrigo (menos 6,15). Este município tinha sido surpresa do EPCC relativo a 2009, altura em que alcançou a maior subida a nível nacional (mais 13,21). Já Aguiar da Beira, o pior do ano passado e um dos concelhos abaixo da média nacional até 2007, registou a maior subida de IpC a nível regional e o seu melhor resultado nestes estudos do INE com 61,58 IpC (mais 9,14 do que em 2009). Também Vila Nova de Foz Côa teve uma subida assinalável - mais 9,07- e estreou-se nos municípios acima dos 60 IpC.

7 de novembro de 2013

X PASSEIO MICOLÓGICO EM FORNOS DE ALGODRES

Pelo décimo ano consecutivo as entidades organizadoras do PASSEIO MICOLÓGICO unem esforços para dar continuidade a uma estratégia de transformação progressiva do património natural e gastronómico do Município de Fornos de Algodres, num produto turístico. Ao longo de dez anos esta iniciativa tem atraído diversos visitantes e estudiosos ao Município incentivando o interesse pela etnobotânica e pela micologia, ou se preferirmos pela “etnomicologia”, que nesta edição será objeto de uma abordagem tão profunda quanto reveladora de surpreendentes “cogumelos hipógeos”… Um mundo por descobrir, verdadeiramente surpreendente e encantador!
O X PASSEIO MICOLOGICO realizar-se-a no próximo dia 23 de novembro de 2013, tendo o Encontro início pelas 9h00 na Junta de Freguesia de Fornos de Algodres, seguido de uma saída de campo. Pelas 13h00 os participantes poderão degustar do almoço micológico, e durante a tarde poderão assistir a Palestras e exposições. Para finalizar o Passeio Micologico pelas 17h00 haverá um magusto animado pelo grupo de Cantares da Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres. A inscrição é obrigatória e deverá ser efectuada até dia 20 de novembro na Câmara Municipal de Fornos de Algodres.