27 de setembro de 2012

A Assembleia Municipal de Fornos de Algodres realizada hoje aprovou a moção a favor da discriminação Positiva.








Uma moção a favor da discriminação positiva apresentada pelo Eng. Carlos Costa do PS foi aprovada por unanimidade hoje na Assembleia Municipal de Fornos de Algodres.


Considerando o interesse público dos investimentos em infra-estruturas rodoviárias no interior do país, nomeadamente na construção da A23, A25 e A24 para o reforço da coesão territorial e da competitividade das regiões e empresas, para o desenvolvimento das regiões do interior, para a melhoria do bem-estar e conforto das populações e para o combate à sinistralidade rodoviária;

Considerando o significativo reforço da coesão territorial obtido através da chegada ao interior de infra-estruturas existentes há muito no litoral do país;
Considerando a forte correlação positiva entre o desenvolvimento das regiões e a existência destas infra-estruturas;

Considerando os baixos níveis de competitividade das regiões envolvidas pela A23, A25 e A24.
Considerando a necessidade de tudo fazer para aumentar a competitividade das empresas sediadas nestas regiões e diminuir os seus fortes custos de contexto quando comparado com os custos de outras regiões mais próximas dos grandes mercados;

Considerando os baixos níveis de bem-estar e conforto das populações do interior perante infra-estruturas desactualizadas aos níveis actualmente exigidos;

Considerando que durante décadas as populações do interior têm contribuído para a implementação e manutenção de infra-estruturas geridas por empresas públicas, que consecutivamente dão prejuízo e das quais não usufruem, nomeadamente a Carris, o Metropolitano de Lisboa, o Metro do Porto, a manutenção e melhoria da discriminação positiva na A23 e A25 é da mais elementar justiça;

Considerando a actual situação de desenvolvimento, medido, por exemplo, pela riqueza per capita das populações abrangidas pelas infra-estruturas A23, A24 e A25, que demonstram ser significativamente inferior ao PIB nacional e ao das regiões do litoral;


Todos nós aqui presentes nesta Assembleia Municipal, temos como objectivo promover o Nosso Concelho, assim como promover a justiça a coesão territorial, sendo que esta só é real se por parte do Estado, for mantida uma discriminação positiva permanente, de forma a contrariar o êxodo das populações para o litoral.

Porque condenaremos veementemente caso a nossa Região e o nosso Distrito for entendido como mera forma de contribuição e de aumento na receita fiscal para alimentar um Estado central político-administrativo que se mantém localizado no Litoral deste País.

A24,A23 e A25 foram construídas para serem alternativas às estradas tradicionais, contribuindo para o Desenvolvimento Regional, tendo havido sempre um compromisso que, para se introduzir portagens nas Auto-Estradas é preciso haver alternativas.

Neste sentido, entendemos que as alternativas que temos no presente, são piores do que as que tínhamos antes da criação das mesmas.
Assim, exigimos ao Governo para que a discriminação positiva dos residentes no Concelho de Fornos de Algodres, não só se mantenha, assim como se venha a verificar por medidas de isenção de portagens permanentes para os residentes, para as empresas e populações residentes. Só assim conseguiremos atingir os objectivos de coesão territorial, igualdade de oportunidades e desenvolvimento harmonioso do país.













ASSEMBLEIA MUNICIPAL


ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Realizou-se hoje uma sessão ordinária da assembleia Municipal de Fornos de Algodres que teve a seguinte ordem de trabalhos:

    1. ORDEM DO DIA
a) Palavra do Presidente da Câmara Municipal sobre a actividade do Município;
b) Aplicação da Taxa Municipal de Direitos de Passagem e fixação do respectivo valor;
c) Fixação das taxas do IMI a vigorar em 2012;
d) Aprovação da 2ª Revisão aos Documentos Previsionais para 2012;
e) Concessão de autorização Prévia Para Assunção de Compromisso Plurianual com a Construção da Biblioteca Municipal.

    2. OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE PARA O CONCELHO

    3. INTERVENÇÃO DO PÚBLICO




20 de setembro de 2012

Numa iniciativa da Mesa da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, estão a realizar-se obras de conservação e restauro das telas do altar mor da Igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres.













Na continuação das Jornadas Europeias do Património a realizar em Fornos de Algodres a organização vai promover a visita " Estaleiro Aberto" , no dia 29 de setembro de 2012 pelas 14h. 
Trata-se de uma visita guiada aos trabalhos de conservação e restauro com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do património. 





12 de setembro de 2012

Jornadas do Património comemoradas com “III Rota das Formigas”


A Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres vão assinalar as Jornadas Europeias do Património com a realização, no dia 15 de Setembro, da terceira edição da “Rota das Formigas”.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do património.

Assim, no próximo dia 15 de Setembro, Fornos de Algodres associa-se, uma vez mais, a esta iniciativa elegendo a Fraga da Pena, sítio emblemático do património local, como palco ideal para a interacção comunitária e para a afirmação e reforço da sua identidade.


A terceira edição da “Rota das Formigas” marca encontro com os participantes em Casal do Monte, na freguesia de Queiriz, revelando, sob a Lua Nova, caminhos do “Futuro da Memória”, que “serão percorridos em companhia do arqueólogo António Carlos Valera e criaturas da pré-história”, segundo a organização do evento.

7 de setembro de 2012

Incêndios em Fornos de Algodres


Setembro de 2012
O concelho de Fornos de Algodres foi mais uma vez fustigado por um incêndio de grandes dimensões que lavrava nas localidades de Maceira, Muxagata e no lugar da Mata ameaçando várias habitações. Alguns reacendimentos na zona de Vila Chã também colocaram em risco a população.
De acordo com a informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o fogo que estava ativo desde as 15h de quinta-feira, foi dominado esta madrugada pelas  05h, por 142 homens apoiados por 44 veículos.

Fornos de Algodres junta-se assim à lista de populações que nos últimos dias tem estado em alerta vermelho.


Fornos de Algodres mais acessível a todos.

Maior fluxo de comboios aproxima populações.  

A partir do dia 16 deste mês de Setembro, todos os comboios "Intercidades", vão parar na estacão de Fornos de Algodres. Fazendo assim face a algumas das necessidades da população em termos de deslocação e tornando cada vez mais acessível Fornos de Algodres ao resto do mundo.


A Estação Ferroviária de Fornos de Algodres, é uma interface ferroviária da Linha da Beira Alta, que serve não só o Concelho de Fornos de Algodres, no Distrito da Guarda, mas também algumas freguesias de Aguiar da Beira, Gouveia, Celorico da Beira, Mangualde e Penalva do Castelo.

Esta medida da CP vem resolver uma lacuna bastante importante nos tempos de hoje. Com a existência de portagens e a subida dos combustíveis esta medida vem de certeza aumentar o  tráfego de pessoas utilizarem este meio de transporte.