20 de novembro de 2009

Santinho Pacheco é o novo Governador Civil da Guarda

Santinho Pacheco, ex-autarca de Gouveia, foi ontem nomeado pelo Conselho de Ministros para ocupar o cargo de Governador Civil da Guarda.
Maria do Carmo Borges, era a representante do Estado no Distrito mas mostrou indisponibilidade para se manter no cargo.

16 de novembro de 2009

X Festival de Sopas

No passado dia 15 de Novembro, realizou-se em S. Paio, concelho de Gouveia no recinto da Adega Cooperativa, o X Festival de Sopas da Serra da Estrelao X Festival de Sopas, organizada pela ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Rural Serra da Estrela).
Neste festival os participantes são separados por categorias, Sopas de Castanhas – “Sopas de S. Martinho”, outro Tipo de Sopas e Profissionais de Restauração.
Na categoria de Instituições, a Junta de Freguesia de Maceira obteve o 1º lugar com a Sopa de Tortulhos.

Na categoria, Profissionais de Restauração, a Quinta das Courelas obteve o 3º lugar com a Sopa do Campo com Aves Selvagens.


O grande vencedor do festival deste ano foi a Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres com a Sopa Rica de Inverno.


Mais uma vez, esta iniciativa da ADRUSE, foi um sucesso, contando com 28 participantes.

12 de novembro de 2009

Tomada de posse do novo executivo à Câmara de Fornos de Algodres 2009 - 2013


Na passada sexta-feira, dia 6 de Novembro de 2009, teve lugar na sala de sessões dos Paços do Município de Fornos de Algodres, a tomada de posse do novo órgão executivo da Câmara Municipal, para os próximos quatro anos. Para presidente foi eleito pelo PPD/PSD, o professor, José Severino Soares Miranda, para Vice-presidente, eleito pelo mesmo partido, Dr.ª Maria Isabel Baptista Martins dos Santos. Para vereadores foram eleitos, o professor Artur Francisco Almeida de Oliveira, pelo PPD/PSD (Partido Social Democrata). Do lado da oposição foram eleitos pelo PS (Partido Socialista), o professor António José Elvas da Rocha, aposentado e o Sr. Luís Miguel Ginja da Fonseca, Responsável dos Serviços Administrativos do Centro de Saúde. No final o Presidente da Câmara fez um pequeno discurso de boas vindas ao novo executivo. O seu discurso incidiu-se num desafio feito à oposição, para que esta seja mais activa do que no mandato anterior, e que apresente mais propostas em benefício dos munícipes, o presidente declarou os três principais objectivos para este mandato, primeiro a regularização das contas da Câmara, segundo o combate ao desemprego no concelho e terceiro maior atenção aos problemas sociais.

Primeira Reunião da Assembleia Municipal 2009-2013

Na passada sexta-feira, dia 6 de Novembro de 2009, teve lugar na sala de sessões dos Paços do Município de Fornos de Algodres, a primeira reunião da nova Assembleia Municipal. Nesta primeira reunião foram eleitos os membros da mesa. A eleição foi feita através de uma única lista proposta pelo PPD/PSD. O presidente eleito foi Dr. Nuno Teixeira tendo como secretários Dr. José Carlos Batista e Pedro Bidárra.

G.N.R detém suspeito de assalto

No passado dia 5 de Novembro, foi detido pela G.N.R um indivíduo da localidade de Infias, suspeito de um assalto a um padeiro da zona de Mangualde. O indivíduo foi detido depois de se ter despistado com o automóvel, alegadamente furtado em Espanha. Foi presente a tribunal, e ficou em prisão preventiva até ao Julgamento. A G.N.R, ainda está apurar se o homem está ligado a outros crimes ocorridos na região.

"Miranda segura presidência e o PS aumenta mandatos"

"O PSD em Fornos de Algodres perdeu novamente votos, mas manteve a presidência da Câmara. José Miranda obteve agora 54,67 por cento dos votos, quando há quatro anos tinha 63,31. O PSD manteve a presidência da Câmara mas ficou agora com apenas três mandatos, menos um que em 2005.
O PS, que candidatou novamente António Rocha, conseguiu aumentar a votação, passando de 28,69 por cento para 38,04. Na Câmara estão agora dois vereadores. O CDS-PP obteve 3,28 por cento, e a CDU, que apresentou como candidato Joaquim Almeida, baixa de 1,24 por cento para 0,88.
Na Assembleia Municipal, o PSD perdeu dois lugares, tendo agora nove , o PS passa de seis para sete."