13 de dezembro de 2008

60 Anos de sacrifícios e de tristezas, mas também de alegrias e emoções fortes

Festejou-se no passado dia 7 de Dezembro, os 60 Anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, criada a 03 de Dezembro de 1948 por uns ‘bravos fornenses’.
As comemorações começaram às 09H00 com o hastear das bandeiras, romagem ao cemitério onde junto do talhão dos Bombeiros Voluntários foi prestada homenagem aos bombeiros já falecidos. Seguiu-se a recepção às entidades convidadas, nomeadamente, o Chefe de Gabinete da Senhora Governadora Civil, o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, José Miranda, o Comandante Gomes da Costa, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o 2º Comandante Comandante Distrital, Seara Pires, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, Gil Barreiros, o representante do INEM, Pedro Lopes, assim como a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Paraíso.
Após a cerimónia de condecorações e promoções, foi inaugurada a Galeria dos Antigos Comandantes deste Corpo de Bombeiros, que tinha como particularidade a presença do seu primeiro comandante, João Vaz, que, com os seus 87 anos deu provas de uma jovialidade que muito admirou. Depois da missa na igreja paroquial de Fornos de Algodres e da sessão solene no novo Centro Cultural do município, local onde foram condecorados alguns antigos e actuais directores assim como, o Comandante José António Costa Pereira, o 2º Comandante Armando Costa e o adjunto de Comando do Quadro de Honra, José António Rebelo Ventura. Durante a sessão, intervieram vários convidados que prestaram homenagem aos Soldados da Paz desta Associação Humanitária.
Depois do almoço servido pelo Corpo Activo, seguiu-se a actuação da Banda Filarmónica da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, que presenteou o público com um concerto que a todos vai ficar na memória.“Foram 60 Anos a servir as populações e principalmente a comunidade do Município de Fornos de Algodres. Foram 60 Anos de sacrifícios, de tristezas, mas também de alegrias e de sentimentos muito fortes do dever cumprido para com o próximo. Localmente, no distrito e em Portugal, sem dúvida que se pode contar com os Bombeiros de Fornos de Algodres e com os Bombeiros de Portugal”, lê-se na nota de imprensa.

Noites de teatro a chegar ao fim

Realizam-se a 13 e 20 de Dezembro os últimos dois espectáculos do Ciclo Teatro de Outono, organizado pela Delegação da Guarda da Fundação INATEL.
No dia 13 sobe ao palco pelas 21H30, o Grupo Senna em Palco, com o espectáculo Carta de Amor, em Pinhel, no Cine-Teatro S. Luís; e a 20 de Dezembro, à mesma hora actua o Grupo Teatro do Imaginário, com o espectáculo Tão Longe / Presépio Mambembe, no Centro Cultural de Celorico da Beira.
Este Ciclo, que teve um total de 13 espectáculos, juntando quatro grupos do distrito (Aquilo Teatro, Teatro do Imaginário, Senna em Palco e Grup’Arte) e dois de fora (Teatro Olimpo e Vaatão), que assim divulgaram as suas propostas artísticas em Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Pinhel e Sabugal, com a parceria das respectivas autarquias. Os custos foram suportados pela Fundação INATEL e pelas autarquias.

Ciclo de Concertos de Natal e Ano Novo

Iniciativa da Delegação do INATEL da Guarda, esta iniciativa visa divulgar a música tradicional e coral característica desta época natalícia

Inicia-se a 14 de Dezembro, amanhã, e
prolonga-se até 4 de Janeiro do próximo ano, um Ciclo de Concertos de Natal e Ano Novo organizado pela Delegação da Fundação INATEL da Guarda. O Ciclo inclui um conjunto de 10 Concertos com 15 grupos corais ou de música tradicional.
Para além dos Grupos do distrito da Guarda, “estarão também presentes dois conceituados grupos de fora do distrito: o Coral de Sant’Ana de Oliveira do Hospital e o Coral Brigantino de Bragança”, como se pode ler na nota enviada à comunicação social. O primeiro concerto tem lugar na Guarda-Gare na sede da Associação Cultural e de Melhoramentos do Bairro de Nª Sr.ª de Fátima, com o Coral Pedras Vivas.
Em Fornos de Algodres actuarão o Coral de Sant’Ana e Os Capelenses, no dia 28 de Dezembro, às 16H00, na Igreja da Misericórdia.
Como habitual, “para além da divulgação da música tradicional e coral ligada ao Natal, pretendemos também dinamizar os grupos e contribuir para a animação da quadra natalícia nas comunidades”.

6 de dezembro de 2008

Ciclo de Teatro de Outono chega a Fornos de Algodres

O Ciclo de Teatro de Outono que o Inatel leva a cabo todos os anos no último semestre, chega hoje a Fornos de Algodres.
O Teatro Imaginário, leva esta noite ao palco, pelas 21h30, no auditório da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres (APSCDFA), as peças “Tão Longe” e “Presépio Mambembe”.
O Ciclo pretende fazer circular os Grupos de Teatro do distrito por várias localidades incentivando o gosto pelo espectáculo teatral e encorajando a actividade dos pequenos grupos locais.

O Notícias de Fornos de Algodres deseja a todos os seus leitores um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

*
Que este Natal traga raios de luz que iluminem o vosso caminho e transformem o vosso coração, fazendo que vivam sempre com muita felicidade.Vivam cada dia, cada hora e cada minuto em plenitude, queiram a renovação e procurem os grandes milagres da vida.No Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo. Aproveitem este ano que se aproxima para realizarem todos os sonhos!

*
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

Pequeno, tradicional e de rua: o comércio

Se por um lado a conjuntura económica tem diminuído o poder de compra, a ameaça das grandes superfícies ameaça não só os grandes centros mas também os pequenos concelhos. Fornos de Algodres, já sente na pela a fuga dos clientes, que se afirmam cada vez menos

Vendem três vezes menos que há cerca de dois anos atrás. A concorrência das grandes superfícies faz desanimar aqueles que durante décadas se dedicaram ao comércio tradicional. Temem que a situação piore e acabe mesmo por ‘matar’ este tipo de comércio.
As queixas dos comerciantes instalados no centro do concelho de Fornos de Algodres, em especial na Nacional 16, avolumam-se a cada dia que passa. A falta de poder de compra, a crise no bolso dos cidadãos e até mesmo a instalação de parquímetros, todos contribuem para ‘destruição’ deste pequeno comércio.

Uma agravante chamada parquímetro
Manuel Matos, proprietário da Casa Matos, tem a sua superfície comercial aberta há 22 anos, mas tem consciência da conjuntura económica que se vive e se tem vindo a agravar. Para ele, de “há uns quatro ou cinco anos para cá, a situação tem-se agravado, e foram as grandes superfícies comerciais, que tudo importam, que vieram contribuir para a ‘morte’ do comércio tradicional”. Acrescenta ainda que a instalação dos parquímetros numa parte do troço da nacional, agravaram a situação. “Tinha clientes que paravam o carro vinham comprar uma caixa de fósforos, hoje, não o fazem. A moeda para o parquímetro custa mais que a própria caixa”. Da mesma opinião partilha a proprietária da Papelaria Fidalgo, “os clientes vinham, compravam o que desejavam e ainda dávamos um ‘dedo’ de conversa, o que actualmente não acontece. Quando entram, saem num abrir e fechar de olhos ou nem entram”, conta.
Os cafés, mercearias, restaurantes, papelarias e estabelecimentos que vendem um pouco de tudo, lojas típicas do século XX, dão, hoje, lugar a um ‘fim quase anunciado’ pela crise, pela descaracterização das lojas tradicionais e pelo facto de muitos comerciantes não terem poder de investimento para acompanhar as tendências da inovação do mercado.




(leitura integral da reportagem na versão em papel)

4 de dezembro de 2008

60 anos ao serviço da Comunidade

No ano em que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres comemora 60 anos de actividade ao serviço da comunidade, está reservado para o próximo dia 7 de Dezembro, um cartaz especial.
Haverá hastear de bandeiras às 09H00 e romagem ao Talhão dos Bombeiros no Cemitério meia hora depois. Às 10H30 decorrerá a recepção aos convidados no Quartel dos Bombeiros com condecorações e promoções e ainda a inauguração da Galeria dos Comandantes. Uma hora depois haverá missa solene na Igreja Paroquial, com uma Sessão Solene no Centro Cultural no Olival da Vinha às 12H30. Às 17H00 actuará a Banda Filarmónica da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Vimioso.